23. setembro 2019

Carga fracionada e completa: compreenda as diferenças

Carga fracionada e completa: compreenda as diferenças

Os conceitos de carga fracionada e completa são essenciais no dia a dia do setor logístico e auxiliam na qualidade do transporte. Essas duas modalidades atendem a necessidades de entrega diferentes e buscam obter vantagens em relação aos custos e à satisfação dos clientes.

Carga fracionada

Para que não seja necessário arcar com o custo integral do frete, a carga fracionada parte do princípio de que o espaço dos caminhões é compartilhado entre diversos clientes.

O objetivo é tornar a operação vantajosa para todos os envolvidos, visto que as transportadoras evitam ociosidade, embarcadores otimizam custos e os clientes recebem os pedidos no endereço e prazo combinado, pagando apenas pelo espaço que ocuparam.

Na modalidade fracionada, uma única encomenda não completa um veículo sozinha, portanto, há uma preocupação em inserir todas as pequenas cargas para que se possa aproveitar de forma mais estratégica o espaço do caminhão. Por consequência, os prazos são maiores.

Como as entregas envolvem diversos varejistas e até pessoas físicas, é necessário traçar rotas otimizadas, estratégicas e mais econômicas.

Carga completa ou fechada

A carga completa ou fechada refere-se a um tipo de transporte em que o caminhão é utilizado exclusivamente por um contratante. Isto é, todos os produtos no caminhão pertencem a um mesmo embarcador.

Essa modalidade é recomendada em casos de grande volume transportado, restrições do cliente em relação ao compartilhamento do veículo ou urgência na entrega. O uso da carga completa é indicado também se você necessita fazer o transporte de cargas perigosas, por exemplo.

As modalidades fracionada e completa possuem peculiaridades e atendem a necessidades distintas. Confira mais detalhes:

Aplicações

Em operações B2C, que envolvem a relação entre empresa e o consumidor final, a carga fracionada costuma ser a mais usada. Um bom exemplo de empresas que a utilizam são os e-commerces, pois atendem clientes de várias regiões do país e possuem diversos veículos para as entregas.

Já as cargas completas são mais voltadas para operações B2B, entre duas empresas, pelo grande volume dos pedidos. O envio de cargas da fábrica para o centro de distribuição, do fornecedor para o distribuidor (varejo ou atacado) ou a transferência de cargas entre unidades são alguns exemplos.

Planejamento de rota

A carga fracionada necessita de um planejamento de rota elaborado para otimizar os custos de frete e atender todos os pontos. No caso da carga completa, o transporte segue uma rota fixa entre a origem e o destino.

Segurança na carga

A carga fracionada tende a oferecer menos segurança para os materiais, pois existem diversas etapas de manuseio. Para evitar perdas e danos que afetem a satisfação dos clientes, as empresas responsáveis precisam ter maior cuidado.

Lead time do pedido

Basicamente, por realizar o envio direto até o destino, sem interrupções, a carga completa funciona com um prazo total menor do que a fracionada.

Veja também: Intraempreendedorismo: o que é e qual a sua importância?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário