03. julho 2019

Conheça as vantagens da utilização do EDI na logística

Conheça as vantagens da utilização do EDI na logística

Cada vez mais, os trabalhos na área da logística têm sido complementados pela tecnologia. Hoje, encontramos nas empresas inúmeras plataformas que têm como objetivo principal auxiliar nas tarefas diárias – consequentemente, gerando dados de fontes distintas que, na maioria das vezes, sequer são compatíveis. Por isso, os arquivos Electronic Data Interchange (EDI) têm tomado espaço nesses locais, auxiliando a gestão a encontrar vantagens na informatização dos processos.

EDI: o que é isso?

Também chamado de Intercâmbio Eletrônico de Dados, o EDI consiste na troca ou transferência de arquivos eletrônicos padronizados entre empresas. Dessa forma, comprovantes de pagamentos, notas fiscais, rastreamentos de cargas e documentos podem ser enviados automaticamente, tornando o trabalho logístico mais ágil. Além disso, o EDI é uma maneira de iniciar e sustentar uma comunicação entre várias etapas do processo de logística.

Quais são as principais vantagens do EDI?

  • Redução de custos: devido à automatização, o número de impressões de documentos pode cair consideravelmente, inclusive com probabilidade de chegar a zero;
  • Aprimoramento das informações: como as mensagens são homogêneas, há uma assertividade maior nas informações, o que limita falhas de comunicação e possíveis enganos;
  • Aumento de produtividade:a automatização permite que a equipe de logística foque em tarefas mais complexas, beneficiando sua produtividade e a qualidade do resultado;
  • Respostas rápidas: uma das principais vantagens é a agilidade – com o sistema EDI, o tempo de resposta é significativamente menor.
Conheça as vantagens do EDI na logística - Portal IC

Variedade de EDIs

O sistema apresenta, na verdade, inúmeros padrões que são subdivididos em outras categorias. A natureza e o objetivo da informação a ser transmitida é que vão definir qual tipo de EDI será usado. Por isso, para saber qual plataforma é mais adequada, é preciso conhecer a variedade disponível.

O padrão X12 é o mais utilizado nas empresas da área logística dos Estados Unidos e, recentemente, tem sido fundido à versão XML. Já na Europa, a plataforma Odette é a comumente utilizada. Porém, a nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o EDIFACT como base nas transações de mercado.

Apesar das empresas de logística apresentarem seus EDIs de preferência mundo afora, o Brasil possui seus próprios padrões. O PROCEDA e o NTC estão à frente nas empresas, junto com o RND, que também é constantemente usado.

Leia também: Sua empresa está preparada para atender o consumidor 4.0?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário