27. março 2019

6 ferramentas para otimizar o tempo na sua rotina pessoal e profissional

6 ferramentas para otimizar o tempo na sua rotina pessoal e profissional

Com rotinas cada vez mais atarefadas, o planejamento e o gerenciamento do tempo passaram a fazer parte do dia a dia profissional e pessoal de muitos. Para organizar tantas responsabilidades, é preciso ter foco e disciplina e, felizmente, existem diversas ferramentas que podem ser úteis neste processo.

Selecionamos 6 opções de ferramentas que buscam aumentar a produtividade de forma fácil e intuitiva, permitindo a criação de um ritmo eficiente e diminuindo as preocupações. Confira.

Trello

Uma das plataformas mais utilizadas no ambiente profissional para a organização de projetos, estudos e ideias, o Trello oferece, gratuitamente, uma interface bastante simples e funcional. Ele permite o trabalho individual ou em equipe, pode ser sincronizado com outros dispositivos e oferece a opção de ativar notificações de acordo com suas preferências.

Nele, os projetos são separados em quadros, podendo categorizar as atividades como concluídas, em execução ou pendentes, por exemplo. Cada um deles recebe diferentes cartões, que são arrastados e reposicionados de acordo com o desenvolvimento. Se preferir, é possível ainda adicionar comentários, arquivos, tarefas e calendário, sem que haja o acúmulo de funções não utilizadas. Desta forma, adquire-se uma visão geral do progresso, aumentando sua eficiência.

Google Agenda

Como grande parte das ferramentas do Google, essa também tem um grande número de usuários assíduos. Nela, você gerencia seus compromissos, incluindo as atividades que devem ser realizadas, reuniões e eventos, recebendo notificações com a periodicidade definida e podendo ainda convidar outros participantes.

Além disso, o dispositivo permite a sincronização de diversos usuários, facilitando o agendamento de compromissos que envolvem mais de uma pessoa, e não exige a conexão com a internet para ser utilizado.

Carrot

De maneira irreverente e bem-humorada, o Carrot auxilia no combate à procrastinação e ajuda a manter o foco, envolvendo o usuário por meio de jogos e recompensas. É como se o gerenciador de tarefas tivesse personalidade própria, demonstrando descontentamento quando as atividades não são executadas e recompensando você pelos objetivos atingidos.

Quanto mais o aplicativo é utilizado e as tarefas previstas são concluídas, mais jogos e atualizações vão sendo disponibilizados, fazendo com que haja sempre um anseio pela próxima missão.

Forest

Mais do que evitar a perda de tempo com distrações, o grande objetivo no Forest é cultivar árvores. Enquanto o cronômetro estiver contando, não é permitido sair do aplicativo para checar as redes sociais, por exemplo, caso contrário sua árvore morrerá e você terá que plantá-la e nutri-la novamente.

Com uma metodologia inusitada, a ferramenta ajuda a manter a concentração e ignorar atividades irrelevantes. Além disso, ela é parceira da organização Tree for the Future, que planta árvores reais com as moedas virtuais recebidas no jogo, ou seja, você otimiza seu tempo e ainda ajuda o meio ambiente.

Evernote

O Evernote surgiu como uma simples ferramenta de anotações e acabou se tornando um grande aliado da organização na rotina. A plataforma concentra diversas funcionalidades, como agenda, desenho, notas, áudios e fotos, possibilitando que qualquer ideia ou informação seja armazenada com praticidade e facilmente encontrada.

Ideal para a criação de um acervo pessoal, com trechos de conteúdos que você gostaria de ler mais tarde, o Evernote também pode ser acessado offline, tanto no computador quanto no celular.

Any.do

Sincronizado automaticamente em todos os seus dispositivos, o Any.do tem o diferencial de oferecer lembretes únicos, recorrentes e baseados na localização, garantindo que tarefas importantes não sejam esquecidas e que você as realize de acordo com os locais que frequenta, utilizando seu tempo de maneira inteligente.

Nele, projetos podem ser compartilhados sem que a outra pessoa seja, necessariamente, usuária da ferramenta. O registro de tarefas por comando de voz e a personalização de temas também são funcionalidades que o tornam atrativo.

Leia também: Mindfulness: técnica para uma rotina mais produtiva

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário