16. julho 2019

Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas

Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 2 milhões de caminhões estão em circulação no país. Em muitos casos, os veículos fazem o transporte de cargas pesadas, como equipamentos elétricos e motores, que requerem atenção especial no manuseio. Para que seja feito um bom trabalho de logística, confira alguns cuidados na locomoção desse tipo carregamento.

Produtos seguros

Entre 2011 e 2016, o roubo de carga provocou um prejuízo de R$ 6,1 bilhões no país. Por isso, investir em alternativas de segurança tornou-se algo indispensável em empresas que trabalham com o transporte de produtos, principalmente os que tendem a ser mais caros, como veículos e equipamentos elétricos. Utilizar rotas mais seguras, investir em plataformas de rastreamento de cargas e treinar motoristas para situações de risco, como não reagir a assaltos, são algumas das providências básicas que as transportadoras devem assumir em suas normas.   

Gerencie os riscos

A segurança é apenas um dos tópicos do gerenciamento de riscos na locomoção de cargas pesadas. A manutenção correta dos veículos da frota é uma boa maneira de evitar problemas – e, consequentemente, gastos com atrasos e reformas inesperadas –, assim como o monitoramento das estradas que serão percorridas, para que não danifiquem os caminhões. Investir em meios que diminuam a fragilidade dos produtos transportados também é recomendável, afinal, haverá menos chances de avaria durante o trajeto.

Terra, céu ou mar?

Apesar de o número de caminhões que fazem o transporte de cargas pesadas ser enorme, há também os carregamentos que ficam sob responsabilidade de navios e aviões cargueiros. Fazer a escolha de acordo com as necessidades da empresa é essencial, sendo extremamente importante levar a natureza dos produtos em consideração. Entre alguns questionamentos que devem ser feitos antes da escolha dos modais do transporte, duas perguntas podem ser destacadas: “O produto possui validade ou sua entrega é urgente?” e “Qual modal possui melhor custo-benefício?”. Lembre-se: cada caso é diferente do outro.

Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas - Portal IC

Profissionais qualificados

Para não ter problemas com o transporte de cargas pesadas, é crucial atenção quanto aos profissionais que irão manuseá-las. É preciso escolher bem os colaboradores desde o momento do carregamento dos caminhões, navios e aviões, até o transporte em si. Afinal, um motorista que dirigirá um veículo com este tipo de carga precisa ser qualificado devido ao maior risco de acidentes em comparação a veículos leves.

Custos x qualidade

Quanto mais pesada a carga, mais cuidados a transportadora precisará tomar. Consequentemente, uma escolha deverá ser feita: o custo do valor final será aumentado ou a taxa de lucro da empresa será reduzida? É uma encruzilhada que o responsável pela logística deverá enfrentar. Nesses casos, é importante lembrar que a redução do lucro não pode resultar na piora da qualidade dos serviços prestados, pois caso o cliente não se satisfaça, ele possivelmente não retornará à empresa, comprometendo ainda mais o rendimento.  

Leia também: 5 medidas anunciadas pelo Contran que podem impactar o transporte rodoviário de cargas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário