11. julho 2018

4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas

4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas

Problemas no transporte de cargas ainda são responsáveis por prejuízos em muitas empresas, o que encarece o frete, compromete todo o processo logístico e insatisfaz os clientes.

Mas apesar de comum, esta situação pode ser revertida com medidas simples. Trazemos 4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas. Confira!

Priorize a qualidade da embalagem

Dependendo do tipo da mercadoria, por exemplo óleos ou líquidos, uma embalagem inadequada pode causar danos irreversíveis, avariando outros produtos da carga e podendo causar a perda do cliente.

Sendo assim, o investimento aplicado em recipientes e encaixotamentos fortes e resistentes certamente gera economia no final do processo. Pesquise a melhor forma de proteger e conservar o interior do produto, impedindo que sofra colisões durante o manuseio ou impactos violentos no transporte.

Tenha um controle de estoque eficiente

Dicas para reduzir perdas no transporte de cargas - Portal IC

A gestão do estoque tem influência direta no processo de transporte de cargas, visto que é onde tudo começa. Todo o planejamento de entrega é realizado com base na disponibilidade de produtos, dessa forma os veículos são corretamente preparados.

Uma sugestão para facilitar o controle de estoque é buscar um software especializado, que automatiza boa parte do processo e ajuda a integrar as informações.

Treine a equipe

Sua equipe desempenha papel primordial no controle de danos, afinal, ela é responsável pelo carregamento e transporte propriamente dito de toda a mercadoria. Garantindo que os profissionais estejam bem preparados e atentos, é possível evitar que um produto seja manuseado de forma inadequada, ou que um motorista coloque a segurança da carga em risco, gerando possivelmente muitas multas.

Investir em treinamentos didáticos e claros pode evitar grandes prejuízos. Outra forma de facilitar o trabalho é estabelecer padrões de qualidade e criar manuais de conduta. Além disso, procure elogiar seus funcionários sempre que possível e bonifique as equipes que seguem os padrões com mais frequência e competência.

Alugue galpões industriais e logísticos

4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas - Portal do Porto

A localização estratégica do centro de distribuição (CD) otimiza a operação de transporte de cargas, reduzindo custos e agilizando a entrega. Ao instalar seu CD em galpões de condomínios logísticos e industriais, a empresa consegue aproximar seu estoque dos clientes e facilita o acesso às principais vias e portos.

Outros benefícios dos parques industriais são melhora na organização do negócio, custos menores para a expansão da área da empresa e garantia de segurança, manutenção frequente e higienização adequada.

Reduzindo as perdas no transporte de cargas, sua empresa pode investir em outras áreas do processo logístico, oferecer uma experiência mais atrativa ao cliente final e assim se destacar da concorrência.

Leia também: Como elaborar um planejamento operacional eficiente

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário