25. julho 2019

Saiba o que é cubagem de carga e como ela pode influenciar no cálculo do frete

Saiba o que é cubagem de carga e como ela pode influenciar no cálculo do frete

O valor do frete interfere na precificação do produto, na satisfação do cliente e, logo, na lucratividade do negócio. Sendo assim, esforços para torná-lo o mais econômico possível são imprescindíveis. Entre as principais variáveis que influenciam o custo do transporte está a cubagem.

O que é cubagem?

A cubagem da carga é a relação entre o peso de um item e o espaço que ele ocupará dentro do veículo. Obtida por meio de uma simples fórmula matemática, a métrica permite o planejamento mais preciso e econômico do carregamento dos veículos, resultando em um valor de frete justo.

Ao encontrar o peso cubado de um carregamento, é possível mensurar o espaço físico ocupado, considerando as particularidades de cada material, o que garante o uso total da capacidade de carga do caminhão. Assim, custos desnecessários são evitados com a operação de frotas com carga ociosa.

Para simplificar a compressão do conceito, imagine o volume necessário para movimentar 10 toneladas de algodão ou este mesmo peso de chumbo, material muito mais denso. Com o resultado da cubagem em mente, a transportadora pode planejar viagens com carga mista, evitando sobrepeso ou desperdício.

Cálculo da cubagem

Saiba o que é cubagem de carga e como ela pode influenciar no cálculo do frete - Portal IC

Para realizar o cálculo da cubagem em quilos, é importante que as dimensões utilizadas já incluam as embalagens e estejam em centímetros. A fórmula utilizada é a seguinte:

Largura x Comprimento x Altura x Quantidade x Fator de cubagem

O fator de cubagem é uma constante correspondente ao peso ideal para cada metro cúbico transportado. Estipulado pela ANTT (Associação Nacional de Transporte Terrestre), este valor é de 300 kg e, embora seja padrão, pode ser adaptado por algumas transportadoras conforme as particularidades da carga.

Em geral, é feita uma comparação entre o peso físico e o peso cubado, sendo que o maior valor é o adotado para a precificação do frete.

Como a cubagem interfere no cálculo do frete?

A taxa de cubagem permite elevar a eficiência do transporte, chegando a um preço justo tanto para a transportadora quanto para a empresa contratante. Com informações sobre o limite de peso e o volume dos veículos, os gestores logísticos conseguem criar um planejamento aperfeiçoado e assertivo.

Uma excelente dica para reduzir a taxa de cubagem é otimizar as embalagens da melhor maneira possível, estudando diferentes possibilidades de carregamento e, caso necessário, desmontando os produtos para que ocupem menos espaço durante o transporte.

Outra sugestão é negociar: empresas que precisam despachar mercadorias leves e volumosas com frequência podem investir em contratos de longo prazo, por exemplo, para estipular uma relação ganha-ganha com a transportadora parceira.

Leia também: Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário