16. janeiro 2019

Logística 4.0: a inovação no setor

Logística 4.0: a inovação no setor

Por se tratar de um elo que liga toda a cadeia de suprimentos, a evolução da indústria se reflete diretamente no setor da logística. O termo “Indústria 4.0”, utilizado primeiramente por alemães em 2013, se refere à utilização de sistemas inteligentes e hiperconectados para a automatização de processos e gerenciamento de dados de forma mais inteligente. A Logística 4.0, portanto, é um aperfeiçoamento do modelo tradicional, visando acompanhar a modernização da indústria e, principalmente, a mudança de comportamento dos consumidores.

O aumento das compras online e a criação de canais de venda direta com o cliente transformaram o comportamento de consumo, exigindo maior flexibilidade, agilidade e transparência nas operações. A necessidade de surpreender e cativar o público para conquistar espaço em um mercado de intensa competitividade está fazendo com que as empresas reestruturem suas atividades logísticas, investindo em tecnologias focadas em conectividade e inteligência de dados.

Conceitos que há pouco tempo eram considerados futurísticos, como Internet das Coisas, impressão 3D e entregas por drone, passam a ser realidade e, mais que isso, necessidade para organizações que queiram se manter competitivas e proporcionar experiências cativantes aos clientes.

Características da Logística 4.0

Logística 4.0 - Portal IC

Entre os principais objetivos da Logística 4.0 estão a integração e a automatização dos processos e a otimização do compartilhamento de dados, que, por meio do cloudcomputing, são armazenados na nuvem, atualizados constantemente e podem ser acessados a todo momento, por dispositivos diferentes e em qualquer lugar. Viabilizando a conexão simples e rápida entre máquinas, redes, pessoas e agentes da cadeia logística, constrói-se um fluxo operacional eficiente e autônomo.

Internet das Coisas, inteligência artificial, big data e machine learning deixaram de ser apenas tendência e estão cada vez mais presentes na rotina logística. Devido à possibilidade de conexão em tempo real e à precisão na coleta de dados, é possível realizar uma gestão virtual de estoques, monitorar a frota durante sua atividade para identificar possíveis gargalos e ter uma visão geral de toda a cadeia de suprimentos.

Na área do transporte, drones já estão agilizando entregas em alguns países e veículos autônomos são a próxima grande aposta. Outra tecnologia que irá revolucionar o setor de logística é a impressão 3D, permitindo que peças de reposição, por exemplo, sejam impressas no local, eliminando a necessidade de deslocamento de material.

Benefícios da modernização

Com mais eficiência operacional e centros de distribuição mais inteligentes, as empresas são capazes de prever demandas e evitar desperdícios, gerenciando os estoques com assertividade e otimizando o espaço utilizado para armazenagem. Além disso, o acompanhamento da frota minimiza danos causados por acidentes ou atrasos.

A integração das etapas na Logística 4.0 possibilita a redução de custos, a desburocratização de processos, o aumento da segurança, da agilidade e da qualidade na tomada de decisões, a diminuição de perdas e falhas e o aperfeiçoamento das atividades em geral. Como consequência, o cliente final tem suas expectativas atingidas ou até mesmo superadas, elevando as chances de fidelização e destacando a empresa da concorrência.

Mudança cultural

Logística 4.0 a inovação no setor - Portal IC

A Indústria e a Logística 4.0 trazem mudanças que são, além de tecnológicas, culturais. Para que todo o potencial da inteligência artificial e das máquinas possa ser explorado de modo a trazer os resultados esperados, é fundamental que haja a capacitação adequada.

Por meio de treinamentos e qualificação constante, é fundamental que seja incentivada uma evolução também na cultura organizacional, desenvolvendo profissionais com visão analítica, preparados para lidar com a alta conectividade e mudar a forma como executam e monitoram os processos.

Leia também: Como a Internet das Coisas pode mudar o setor logístico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário