24. outubro 2018

Dicas para a gestão da cadeia de suprimentos

Dicas para a gestão da cadeia de suprimentos

O ciclo de um produto, desde a fabricação à entrega, é formado por empresas de diversos segmentos, que juntas são responsáveis pelo sucesso da operação logística. Para que todas as etapas sejam realizadas dentro do prazo estipulado, pelo menor preço possível e com a qualidade esperada pelo cliente, é essencial que haja interação, ou seja, um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Também conhecido como supply chain management (SCM), o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimentos busca unir agilidade e competência, otimizando os fluxos – sejam de bens, serviços, informações ou finanças – e o relacionamento organizacional, que influencia na satisfação do cliente.

Entre os processos a serem otimizados, estão: planejamento da oferta e previsão de demanda, relacionamento com fornecedores, produção, estoque, entrega, devolução da mercadoria pelo cliente se necessário e, inclusive, o serviço de atendimento ao consumidor.

Uma dificuldade enfrentada com frequência pelas organizações é manter o controle em partes do processo que precisam ser terceirizadas. Empresas cuja demanda é altamente influenciada por fatores sazonais também precisam de atenção redobrada, já que o gerenciamento será mais complexo e demandará um planejamento mais detalhado.

Para aumentar o rendimento de todos os estágios da cadeia logística e a satisfação do cliente final, o modelo de gestão deve seguir algumas dicas:

Planejamento é a base

Gestão da cadeia de suprimentos - Portal IC

O cotidiano empresarial não aceita imprudência ou ações impulsivas. Portanto, o planejamento empresarial deve conter as estratégias e metodologias utilizadas em todas as fases do ciclo e ser baseado em dados concretos e constantes sobre os resultados obtidos pelo negócio ao longo do tempo. Relatórios gerenciais servirão como guia para a tomada de decisões que irão otimizar a SCM no futuro.

A previsão da demanda é um dos fatores mais importantes no planejamento logístico, já que determina o volume de compras adquirido para abastecer a produção e de produtos a serem fabricados. Além disso, influencia na gestão de estoque, interferindo na lucratividade da empresa. A identificação de períodos de sazonalidade, a análise de dados e resultados obtidos no passado e o acompanhamento do mercado atual possibilitará a antecipação do comportamento de compras do consumidor no futuro.

Aprimore sua rede de fornecedores

Definir as empresas que farão parte da cadeia de suprimentos e monitorá-las constantemente são tarefas determinantes no sucesso do negócio, já que falhas cometidas pelos parceiros podem resultar em atrasos na entrega, envio incorreto de produtos e retrabalho, gerando consequências negativas para as finanças e a reputação da marca.

É indicado manter uma rede diversificada de fornecedores, desta forma a empresa evita uma relação de dependência que pode ocasionar problemas quando algum dos provedores passar por contratempos. Além disso, a variedade de fontes cria melhores possibilidades de negociação e condições de pagamentos.

Mantenha uma comunicação clara

Dicas para a gestão da cadeia de suprimentos - Portal IC

Qualquer modificação no processo de produção deve ser imediatamente informada a todos os envolvidos. Uma comunicação clara, honesta e ágil é imprescindível para manter os fornecedores atualizados sobre o planejamento organizacional e garantir sua execução eficaz. Se possível, disponibilize a sede da sua empresa para visitas e reuniões e conheça também o espaço das empresas com que trabalha, estabelecendo uma relação mais próxima e confiável.

Faça uso da tecnologia

A execução do gerenciamento da supply chain envolve análise de inúmeros dados e integração com diversos setores, portanto, realizar esta tarefa de forma totalmente manual é inviável. Conte com o auxílio da tecnologia para assegurar informações mais precisas, cálculos confiáveis e agilidade nos processos.

A tecnologia da informação está intensamente relacionada à eficiência da cadeia de suprimentos. A utilização de um software de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, poupa tempo e facilita o acesso a informações importantes por todos que precisam dela.

Leia também: 6 desafios enfrentados pelo gestor e como superá-los

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário