5 livros sobre empreendedorismo para inspirar
Para empreender com sucesso, é fundamental investir tempo, esforço e dedicação visando mais conhecimento. Compreender o comportamento do consumidor, se inspirar na trajetória de profissionais de referência e identificar mudanças de hábitos que podem influenciar na produtividade farão com que você construa uma rica bagagem, que servirá como guia em tomadas de decisão mais inteligentes.
Para isso, a leitura é uma excelente ferramenta. Além de aprimorar o vocabulário e ajudar na construção textual, existem diversos livros focados em assuntos relacionados a empreendedorismo com conteúdos valiosos retratados sob diferentes pontos de vista, estimulando a criatividade, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de inovação e fornecendo insights que podem ser aplicados no seu negócio.
Confira 5 títulos para ler em 2019 que ajudarão na gestão de seu negócio.
De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel
Escrito pelo fundador do PayPal, Peter Thiel, o livro tem foco em inovação. De acordo com o autor, para construir um negócio que alcance o sucesso é preciso deixar de agir e pensar como os melhores e procurar soluções inusitadas e originais.
Thiel incentiva os empreendedores a se questionar de diversas formas para criar estratégias que sigam caminhos até então nunca percorridos. A orientação é buscar o sucesso pela diferenciação, e não pela competição.
Empresas feitas para vencer – Jim Collins
Jim Collins é um dos mais renomados especialistas em gestão de empresas e liderança do mundo. Em 2017, ele foi eleito pela Revista Forbes como uma das 100 maiores mentes vivas da área de negócios. Com este livro, o autor busca desvendar os segredos de empresas que deram certo.
Collins apresenta estudos e resultados que o levam a identificar as características que fazem com que um negócio tenha ou não êxito, abordando questões sobre conformismo e zona de conforto e sugerindo qualidades universais para atingir o sucesso.
O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas – Ben Horowitz
Cofundador da Andreessen Horowitz e um dos maiores empreendedores do Vale do Silício, Ben Horowitz conhece muito bem o lado menos glamoroso de empreender e, por isso, faz uso de sua própria experiência para aconselhar de forma sincera, bem-humorada e direta.
Contando sua trajetória, o autor explica como criou e dirigiu suas empresas de tecnologia e os motivos pelos quais vendeu e comprou estabelecimentos. Ainda, orienta sobre questões relacionadas a investimentos.
Rápido e devagar: Duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Daniel Kahneman aplica a psicologia nos estudos sobre ciências econômicas, o que o levou a vencer o Prêmio Nobel de Economia em 2002. Neste livro, ele se baseia em seus anos de pesquisa para discutir sobre a racionalidade humana.
O autor divide o pensamento em dois: o rápido, que é emocional e intuitivo, e o devagar, que é lógico e ponderado. Tendo estes conceitos claros em mente, o leitor é capaz de aplicá-los em suas decisões profissionais, criar mecanismos para evitar falhas mentais e aprender quais os momentos em que deve confiar em sua intuição.
A startup enxuta – Eric Ries
O universo das startups serve como base para que Eric Ries apresente maneiras de conquistar bons resultados em qualquer empresa. O livro descreve com detalhes como evitar desperdício, tanto de tempo quanto de dinheiro, e otimizar os recursos disponíveis em cada etapa do negócio.
O conteúdo faz com que empreendedores enxerguem novas oportunidades de otimização em suas próprias empresas e aprendam a superar as dificuldades de trabalhar com orçamento limitado.
Leia também: Aumente a produtividade de suas reuniões
Deixar um comentário