18. julho 2018

6 dicas para ser um líder de sucesso

6 dicas para ser um líder de sucesso

O desenvolvimento saudável de um negócio só é possível quando há um líder desempenhando seu papel com sucesso, o que nem sempre é fácil. De maneira geral, motivar a equipe, agir sob pressão e lidar com todas as responsabilidades advindas da liderança exige habilidade e dedicação.

Diante deste desafio, separamos seis dicas para que você possa aprimorar suas capacidades e se tornar um líder de sucesso. Confira!

Seja comunicativo

Uma boa comunicação é fundamental para qualquer tipo de relacionamento, e no ambiente empresarial ela pode inclusive evitar prejuízos. O vencimento de um prazo, a execução inadequada de um projeto ou o mau desempenho da equipe em uma reunião podem ser evitados quando há um diálogo claro e direto.

Além disso, uma comunicação saudável constrói uma relação de confiança e transparência. Esteja sempre disposto a ouvir o que as pessoas têm a dizer, aceite críticas e dê abertura para opiniões. Isso faz com que o funcionário entenda que faz parte da empresa e sinta-se motivado a contribuir sempre mais.

Estipule padrões de trabalho

Padronizar processos facilita medir e cobrar resultados, já que ficam menos suscetíveis a variações. Além disso, ter uma referência clara ajuda a equipe a manter-se focada nos objetivos da empresa.

É função do líder, como responsável por resultados, uniformizar as tarefas para que ofereçam fundamentos de base. Desta forma, torna-se mais fácil criar métodos eficazes para conferir o cumprimento destes processos.

Dê o exemplo

Sua equipe se espelhará em suas atitudes, por isso certifique-se de agir de acordo com o que prega. A melhor forma de inspirar, ensinar e motivar é por meio do exemplo. Não exija aquilo que você não é capaz de entregar.

Seja humilde

Dicas para ser um líder de sucesso - Portal IC

Humildade é muito importante para a construção de uma boa relação com seus funcionários. Reconhecer quando você precisa de ajuda, pedir conselhos e valorizar o auxílio da equipe durante a solução de um problema mostra que você também está disposto a aprender. Arrogância e presunção não podem fazer parte da rotina do negócio.

Ofereça um feedback

O crescimento profissional dos funcionários faz com que a empresa se desenvolva simultaneamente. Elogios e críticas construtivas são fundamentais para demostrar a eficiência do trabalho que está sendo realizado, incentivar a execução de melhorias e motivar o bom desempenho.

Valorize o esforço e bonifique quando possível, não apenas financeiramente. Happy hours, elogios e outras formas de reconhecimento são importantes.

Capacite-se

A maneira ideal de liderar está sendo reinventada a todo instante, visto que os processos são mais dinâmicos. As pessoas estão em constante transformação e a atmosfera profissional varia de negócio para negócio. Portanto, procure sempre se especializar e buscar novas fontes de conhecimento, sejam sobre liderança ou sobre a área em que você atua.

Leia também: Atendimento ao cliente na indústria e sua evolução

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário