Saiba o que é cubagem de carga e como ela pode influenciar no cálculo do frete
O valor do frete interfere na precificação do produto, na satisfação do cliente e, logo, na lucratividade do negócio. Sendo assim, esforços para torná-lo o mais econômico possível são imprescindíveis. Entre as principais variáveis que influenciam o custo do transporte está a cubagem.
O que é cubagem?
A cubagem da carga é a relação entre o peso de um item e o espaço que ele ocupará dentro do veículo. Obtida por meio de uma simples fórmula matemática, a métrica permite o planejamento mais preciso e econômico do carregamento dos veículos, resultando em um valor de frete justo.
Ao encontrar o peso cubado de um carregamento, é possível mensurar o espaço físico ocupado, considerando as particularidades de cada material, o que garante o uso total da capacidade de carga do caminhão. Assim, custos desnecessários são evitados com a operação de frotas com carga ociosa.
Para simplificar a compressão do conceito, imagine o volume necessário para movimentar 10 toneladas de algodão ou este mesmo peso de chumbo, material muito mais denso. Com o resultado da cubagem em mente, a transportadora pode planejar viagens com carga mista, evitando sobrepeso ou desperdício.
Cálculo da cubagem
Para realizar o cálculo da cubagem em quilos, é importante que as dimensões utilizadas já incluam as embalagens e estejam em centímetros. A fórmula utilizada é a seguinte:
Largura x Comprimento x Altura x Quantidade x Fator de cubagem
O fator de cubagem é uma constante correspondente ao peso ideal para cada metro cúbico transportado. Estipulado pela ANTT (Associação Nacional de Transporte Terrestre), este valor é de 300 kg e, embora seja padrão, pode ser adaptado por algumas transportadoras conforme as particularidades da carga.
Em geral, é feita uma comparação entre o peso físico e o peso cubado, sendo que o maior valor é o adotado para a precificação do frete.
Como a cubagem interfere no cálculo do frete?
A taxa de cubagem permite elevar a eficiência do transporte, chegando a um preço justo tanto para a transportadora quanto para a empresa contratante. Com informações sobre o limite de peso e o volume dos veículos, os gestores logísticos conseguem criar um planejamento aperfeiçoado e assertivo.
Uma excelente dica para reduzir a taxa de cubagem é otimizar as embalagens da melhor maneira possível, estudando diferentes possibilidades de carregamento e, caso necessário, desmontando os produtos para que ocupem menos espaço durante o transporte.
Outra sugestão é negociar: empresas que precisam despachar mercadorias leves e volumosas com frequência podem investir em contratos de longo prazo, por exemplo, para estipular uma relação ganha-ganha com a transportadora parceira.
Leia também: Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas
Deixar um comentário