Logística integrada: o que é e quais as vantagens
Além de ser um setor amplo e complexo, a logística também é influenciada por diversas outras áreas dentro da empresa, fazendo com que seu resultado seja a soma do desempenho de diversas equipes. Para oferecer aos gestores uma visão geral dos processos e otimizar as atividades visando a melhor performance, criou-se o conceito de logística integrada.
A logística integrada, como o próprio nome sugere, propõe a interligação de todas as fases do processo logístico, viabilizando uma gestão mais estratégica e inteligente e aprimorando a comunicação entre todos os agentes. A seguir, conheça mais detalhes desta metodologia.
O que é logística integrada
Logística envolve processos relacionados ao planejamento, gestão e execução eficiente do transporte, armazenamento e deslocamento de materiais e produtos, garantindo que o cliente receba um item de qualidade, com agilidade e precisão.
Para que as atividades fluam com eficiência e organização, é fundamental que seja estabelecida uma comunicação simples, direta e contínua entre todas as etapas, incluindo áreas como o comercial e o marketing, já que também contribuem para a satisfação do cliente. A logística integrada trata justamente de promover essa interação, da produção ao pós-atendimento, para que haja um controle maior sobre o resultado final.
Seu principal objetivo é facilitar a realização de uma gestão inteligente, ágil e estratégica, oferecendo aos gestores e à equipe maior visibilidade de uma ponta a outra da cadeia de suprimentos, uma vez que há o constante compartilhamento de informações importantes, a adoção de melhorias e um fluxo contínuo de dados. A ideia-chave da integração é que a empresa como um todo trabalhe em sinergia, atuando por objetivos em comum e, para isso, use a tecnologia como grande aliada.
Vantagens da logística integrada
Os benefícios gerados pela integração logística são observados no resultado final oferecido ao consumidor, impactando diretamente na lucratividade do negócio e na conquista de uma posição de destaque no mercado de atuação. Entre as principais vantagens estão:
Mais agilidade e produtividade
A comunicação efetiva decorrente da logística integrada permite que as atividades transitem entre os setores com mais rapidez e clareza, cumprindo os prazos estipulados no planejamento inicial. Neste sentido, a tecnologia e o fortalecimento dos procedimentos de troca de informação são ferramentas essenciais.
Além disso, a boa circulação da informação possibilita que os profissionais fiquem por dentro dos processos e, assim, sejam capazes de tomar decisões com mais assertividade e prever situações de perigo, agindo antes que se tornem um problema. Como consequência, as rotinas são otimizadas e se tornam mais produtivas, já que os procedimentos são mapeados para garantir maior controle.
Capacitação da equipe
Com a integrações das etapas logísticas, os colaboradores são envolvidos em planejamentos multidisciplinares, adquirindo novos conhecimentos, compartilhando experiências e compreendendo a fundo a importância da sinergia para o bem da companhia.
Com a devida consciência da influência de seu trabalho no desempenho de todo o time, os colaboradores tendem a se empenhar mais e confiar nas habilidades dos colegas, além de se sentirem mais confortáveis na comunicação com membros já conhecidos.
Redução dos riscos
É muito mais fácil solucionar um problema quando ele é identificado com agilidade ou até mesmo previsto. Quando toda a cadeia produtiva segue o mesmo plano e acompanha os resultados gerais, cria-se uma estrutura apta a reconhecer falhas, evitar retrabalhos e executar ações preventivas.
Por exemplo, quando o setor de compras trabalha em conjunto com o gerenciamento de estoque e toma as decisões adequadas sobre as aquisições, o monitoramento de entregas consegue enviar dados atualizados para que o atendimento avise o cliente sobre o prazo de recebimento de seus pedidos e, em caso de imprevistos, possa contornar a situação de forma adequada.
De maneira geral, o reforço gerencial ajuda a diminuir a ocorrência de erros e gargalos, independentemente da etapa em que ocorrem. Os gerentes conseguem circular por toda a cadeia, acompanhando e otimizando as atividades.
Redução de custos
Todos os benefícios citados anteriormente resultam na redução de custos. A otimização dos recursos, a criação de equipes que se relacionam bem, a prevenção de riscos e o aumento da produtividade trazem consequências diretas para a rentabilidade do negócio.
Vantagem competitiva
Com um planejamento que visa encaixar as engrenagens do sistema logístico de forma que haja uma comunicação precisa e o pleno cumprimento das metas estipuladas, os padrões produtivos são monitorados ininterruptamente.
Como resultado, a qualidade dos serviços e produtos é priorizada, viabilizando a entrega de um resultado excelente por um menor preço e destacando a empresa da concorrência. Desta forma, a organização ainda conquista a confiança de clientes e parceiros, fazendo com que seja valorizada.
Leia também: Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa
Deixar um comentário