11. setembro 2018

Você conhece as áreas da logística? Saiba quais são

Você conhece as áreas da logística? Saiba quais são

A logística é uma área bastante ampla que abrange tanto o planejamento operacional da empresa quanto o estratégico, buscando garantir que o cliente ou lojista receba o produto em perfeitas condições, dentro do prazo estipulado e em quantidades adequadas.

O setor é responsável por gerar recursos e dados à empresa, integrando conhecimentos da economia, administração, estatística e contabilidade. Por impactar no sucesso dos demais departamentos da organização, é importante que todos compreendam seu funcionamento e tenham ciência de sua importância. Saiba quais são as áreas da logística.

Gerenciamento de materiais

Esta etapa tem como função garantir a administração dos recursos necessários para que haja a produção e distribuição das mercadorias. Trata-se de um levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada setor.

Armazenamento

Saiba quais são as áreas da logística - Portal dos Mananciais - Portal IC

Aqui são analisadas as melhores técnicas de conservação, proteção e armazenagem dos produtos disponíveis em estoque, assim como a otimização do espaço. Este estudo inclui a localização do galpão, seu layout e a necessidade de climatização.

Geralmente o estoque fica centralizado em um centro de distribuição (CD), que deve ser escolhido com base em: proximidade dos clientes e fornecedores, tributação e necessidades especiais para a preservação dos produtos, entre outras questões. O aluguel de galpões industriais e logísticos costuma ser a opção mais adequada para a instalação de CDs, visto que os galpões costumam ter localização estratégica, infraestrutura moderna e serviços de manutenção e limpeza de qualidade.

Embalagem

A maneira com que o produto é embalado durante o transporte pode garantir sua integridade ou provocar prejuízos irreversíveis. Por esse motivo, a negociação com os fornecedores deve ser realizada priorizando a qualidade, e não somente o preço.

Para a escolha da embalagem ideal deve-se observar as características do produto e providenciar os elementos de segurança necessários para que elas sejam mantidas durante o trajeto. Por exemplo: recipientes muito apertados podem danificar o produto, enquanto caixas maiores que o necessário tendem a gerar colisões e atritos.

Estoque

Áreas da logística - Portal IC

Organização é requisito básico para um profissional da área de estoque. O controle dos itens que precisam ser reabastecidos e da quantidade ideal de cada pedido, assim como o desenvolvimento de relatórios de compra e venda, são algumas das responsabilidades deste setor.

A falta de produtos no estoque ou mesmo o excesso de itens parados é capaz de influenciar de forma negativa nos lucros da empresa. Portanto, fatores como sazonalidade e previsão de demanda devem ser considerados sempre.

Processamento de pedidos

Além do transporte, processos internos também podem interferir no prazo de entrega do produto. Supervisionar o pedido desde o primeiro momento em que é realizado e agir para que ele seja direcionado à transportadora é crucial para garantir uma entrega rápida e segura.

Transporte

É graças ao transporte que a comercialização do produto é possível. Nesta etapa, são definidos os meios de entrega, a transportadora é contratada (caso opte-se pela terceirização) e é feito o planejamento de rotas.

Por representar grande parte das despesas logísticas, é importante que o profissional consiga aprimorar o processo e implantar ações que diminuam perdas com transporte.

Leia também: Supply chain: o que é e qual sua importância

 

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário