Curiosidades sobre a logística no Brasil
O profissional de logística é responsável por estipular os caminhos que itens como roupas, dispositivos eletrônicos, acessórios de decoração, etc. devem fazer para chegar aos seus destinatários de forma eficiente.
Atualmente, essa área está muito presente no cotidiano, além de ser de enorme importância na sociedade e estratégica para as empresas.
No Brasil, a rastreabilidade e a infraestrutura dos sistemas de transportes estão cada vez mais competentes e, segundo um estudo feito pelo Banco Mundial, o país está em 55º lugar entre 160 participantes, superando Argentina, Uruguai, Peru e Paraguai.
Aproveitando o destaque do tema, conheça algumas curiosidades sobre o funcionamento da logística e dos transportes em território brasileiro.
Maturidade comercial na década de 90
Apesar de tratar-se de um conceito consideravelmente antigo, foi em 1990 que a logística atingiu maturidade comercial. Isso aconteceu porque a redução de alíquotas de importação entrou em vigor no país nesse período e as organizações foram guiadas a um novo patamar, passando a atender com mais eficiência às demandas da época.
Com o surgimento desse mercado, muitas empresas que não estavam capacitadas passaram por significativas dificuldades para se adaptar. Entretanto, as mudanças positivas no setor foram imediatas, e muitos produtos passaram a ser levados para locais mais próximos ao consumidor, ampliando seu acesso aos bens.
Assim, o profissionalismo e a agilidade nos processos logísticos foram gerando cada vez mais melhorias.
Desenvolvimento tecnológico
Desde 1970, os caminhões responsáveis pelo transporte de cargas foram adquirindo tecnologia embarcada, a malha rodoviária cresceu e surgiram diversos avanços tecnológicos. Com a criação de sistemas de rastreamento, monitoramento e telemetria, novas ferramentas passaram a ser utilizadas para impedir roubos de carga, tornando a logística mais eficiente.
Black Friday
A Black Friday teve sua primeira edição no Brasil em 2010, e na época 50 lojas virtuais participaram, movimentando cerca de R$ 3 milhões em compras. O público aproveita esta data para antecipar, por exemplo, as compras de Natal, e garantir descontos de até 80% nos produtos.
A ação promocional acontece anualmente e possui ligação direta com a logística, pois esta deve ser a estrutura de base para a entrega, respeitando prazos e garantindo o ótimo estado dos produtos.
Assim, a organização de processos logísticos adequados para esse momento tem forte influência na satisfação dos clientes.
Mais oportunidades
A área logística atualmente conta com muitas vagas voltadas para o planejamento de estratégia e isso ocorreu devido ao crescimento do e-commerce no Brasil.
Leia também: Saiba o que é cubagem de carga e como ela pode influenciar no cálculo de frete
Deixar um comentário