Dicas para melhorar a qualidade de vida da sua equipe logística
O desempenho da equipe logística tem relação direta com os resultados de um negócio. Listamos dicas de gestão de pessoas e processos, capacitação e atualização profissional, entre outros aspectos relevantes, que podem ser adotadas na rotina e render benefícios.
Motivação
A motivação aumenta a produtividade e o bem-estar no trabalho, por isso, ela é tão importante. Para trabalhá-la dentro da sua empresa, é preciso identificar o que incentiva cada colaborador. As estratégias podem envolver folgas, recompensa financeira, sistema de feedback e reconhecimento ou mesmo flexibilização da carga horária. Adequando os métodos para cada colaborador o clima organizacional se tornará muito melhor.
Capacite e forneça treinamento para o desenvolvimento de competências
O investimento em capacitação ajuda a melhorar as habilidades dos colaboradores e demonstra que a empresa os valoriza. Desenvolva treinamentos de acordo com o plano de carreira e as metas de cada um. Aprimorar o conhecimento é essencial para a produtividade e, principalmente, a qualidade do serviço prestado.
Repasse feedbacks
A conversa entre o gestor e os colaboradores é essencial para que assimilem os valores e princípios da organização. O feedback é uma ferramenta muito eficiente para motivar equipes e direcionar esforços.
Por meio dele o profissional saberá o que deve fazer para cumprir as metas organizacionais e entenderá o que a empresa espera dele. A eficiência do funcionário pode melhorar com o reconhecimento de suas atitudes no trabalho. Lembre-se: o feedback não é uma ferramenta para criticar o colaborador, mas sim indicar os pontos positivos e o que pode ser melhorado.
Forneça a infraestrutura necessária
A qualidade do trabalho da sua equipe de logística depende diretamente das ferramentas e da infraestrutura oferecidas. O trabalho só será bem executado se a equipe tiver em mãos os recursos de que precisa. A falta de estrutura desmotiva os colaboradores, já que assim costumam sentir que poderiam fazer mais, mas estão voltados para ações operacionais, em vez de estratégicas.
Evite a sobrecarga dos colaboradores
O trabalho excessivo dos colaboradores pode levar à queda de produtividade. Por isso, é importante que os gestores evitem a sobrecarga, mesmo que haja uma lista de atividades pendentes.
Além disso, é importante definir as demandas prioritárias e quem será responsável por realizá-las, para que a pessoa possa focar nesta função.
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