18. junho 2019

5 dicas para desenvolver talentos na sua equipe

5 dicas para desenvolver talentos na sua equipe

É papel do gestor, em conjunto com o setor de recursos humanos, estimular o desenvolvimento de talentos em sua equipe. Essa é uma tarefa diária e desafiadora, já que envolve as necessidades individuais do colaborador, assim como suas emoções.

O aperfeiçoamento das habilidades de cada membro do time aumenta o engajamento e a produtividade, enquanto diminui a rotatividade. As consequências são notadas na lucratividade do negócio, que consegue entregar mais qualidade no resultado.

Confira a seguir 5 dicas para tornar este processo mais fácil e eficaz.

Conheça o perfil de cada colaborador

Para descobrir quais talentos apresentam potencial de desenvolvimento, é fundamental conhecer o perfil dos colaboradores, suas competências, necessidades e comportamentos, tanto de forma individual quanto considerando a equipe como um todo.

Análises de desempenho, testes e observações constantes durante o cotidiano profissional são ferramentas que podem indicar pontos de insatisfação – exigindo a criação de ações de correção – e aptidões com potencial de se tornarem grandes diferenciais. 

Inspire as pessoas

Mesmo um profissional especialmente talentoso não consegue desenvolver suas habilidades em um ambiente desmotivador. Inspirar pessoas tem muito a ver com despertar o desejo de superação.

Seja um modelo no qual sua equipe pode se espelhar. Estimule o comportamento que gostaria que fosse adotado na rotina empresarial, demonstre interesse em evoluir e contribuir para que todos cresçam com você.

Promova integrações

Como desenvolver talentos na sua equipe - Portal IC

O compartilhamento de experiências, a troca de opiniões e uma comunicação saudável entre setores são excelentes formas de desenvolver talentos, pois abrem a mente e agregam novos pontos de vista.

Sendo assim, fomente a integração entre profissionais de todas as áreas da empresa. A convivência agradável resultará em sintonia no ambiente de trabalho, criando empatia e permitindo que os resultados sejam compartilhados entre todos, visando o encorajamento.

Realize treinamentos

A valorização do conhecimento é imprescindível para a produtividade. Promova workshops, parcerias com instituições de ensino e treinamentos teóricos e práticos com frequência.

Recebendo as instruções corretas, os colaboradores se sentem mais seguros e motivados, fazendo com que o desempenho da equipe aumente e o desenvolvimento de seus talentos aconteça de forma natural. 

Reconheça o desempenho

Para fazer com que o desenvolvimento seja constante, é importante que haja o reconhecimento da evolução. Adote o hábito de oferecer feedbacks individuais precisos, equilibrando os comentários, elogios e críticas construtivas e baseando-se em análises consistentes.

Além disso, conceder benefícios, bônus e planos de carreira bem estruturados são alternativas para a valorização do esforço do colaborador. Investindo na fidelização dos funcionários, a empresa aumenta sua satisfação profissional.

Leia também: Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário