12. julho 2019

Dicas para liderar uma equipe multigeracional

Dicas para liderar uma equipe multigeracional

Num período em que a expectativa de vida está cada vez maior, os ambientes de trabalho mostram-se mais e mais diversificados. Baby boomers, veteranos e pessoas das gerações X e Y atuam lado a lado na vida profissional, contribuindo para o sucesso de empresas em todos os setores.

Mas gerir uma equipe com esse caráter multigeracional, na maioria dos casos, mostra-se um desafio para lideranças e profissionais do setor de Recursos Humanos. Afinal, gerações diferentes possuem valores e formas de comunicação distintas. Confira algumas dicas para fazer com que essa diversidade seja um benefício para o time de colaboradores.

Fale sobre diversidade multigeracional

Sabendo que a diferença entre as idades deve ser trabalhada para o entrosamento da equipe, os funcionários se abrem para construir uma convivência mais amigável. Por isso, estimule entre os colaboradores o debate sobre o assunto para que as discordâncias fiquem claras e possam ser contornadas em harmonia.

Atente-se ao ego

Independentemente de ser dos mais velhos ou dos mais novos, o ego no ambiente de trabalho apenas atrapalha. Gabar-se da própria experiência pode ser tão prejudicial quanto a vaidade por dominar tecnologias e novas estratégias de trabalho. Por isso, evitar o sentimento de superioridade deve ser uma constante preocupação do gerente para que a equipe multigeracional funcione como uma teia.

Comunique-se de acordo com cada perfil

Da mesma forma que as gerações mais jovens não têm o costume de acompanhar painéis informativos que possam conter recados importantes nas áreas comuns da empresa, há grande probabilidade dos colaboradores mais velhos terem limitações quanto às novas tecnologias de comunicação – e-mails, redes sociais e plataformas digitais. O segredo é saber instruí-los e diversificar os veículos para que todos se sintam representados!

Como liderar uma equipe multigeracional - Portal IC

Mude o ambiente

Um local de trabalho mais aberto, com menos paredes ou divisórias, contribui para o entrosamento multigeracional, facilitando trocas de informação e conversas. Além disso, o respeito ao espaço do outro é exercitado, contribuindo para reforçar a empatia entre os colaboradores da equipe.

Formal ou informal?

Antigamente, empresas tendiam à formalidade. Com isso, há um choque cultural entre os profissionais com este perfil e os que levam novas técnicas de trabalho às empresas. Saiba balancear tais perfis na corporação para que, assim como na diversidade nos meios de comunicação, todos se sintam parte da instituição. 

Defina os lugares certos

Uma equipe multigeracional deve funcionar como uma máquina e seus colaboradores como engrenagens. Enquanto um veterano ou baby boomer atua na logística da produção, as gerações X e Y podem adequar essas estratégias à realidade tecnológica. Cada um com a sua especialidade para somar resultados à empresa.

Contudo, não podemos esquecer de atualizar a equipe de acordo com as novas visões de trabalho, com um perfil mais humano: caso aconteça o contrário – mais velhos dominando tecnologias e mais novos a logística -, que seja organizado da forma ideal para que todos sintam-se à vontade com as tarefas a serem cumpridas.

Dicas para liderar uma equipe multigeracional - Portal IC

Leia também: Como se manter motivado no trabalho?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário