Saúde mental no trabalho
A saúde mental está relacionada ao equilíbrio emocional e cognitivo do ser humano, sendo influenciada por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Quem consegue mantê-la estável consegue exercer melhor suas habilidades e recuperar-se do estresse cotidiano.
Muito mais do que a presença de transtornos mentais, a saúde mental instável caracteriza-se por psicopatologias que nem sempre estão interligadas a delírios e alucinações, mas sim a estresse, ansiedade e depressão, que são os principais sintomas.
Em nossa rotina, o trabalho ocupa a maior parte do tempo e às vezes frustrações relacionadas a esse ambiente são inevitáveis. Não ter o esforço reconhecido, falhas cotidianas e relacionamentos complicados podem ter impactos significativos na qualidade de vida dos colaboradores.
Além disso, falta de apoio aos funcionários, horas de trabalho inflexíveis, más práticas de gestão e comunicação, políticas inadequadas de saúde e segurança podem aumentar os fatores de risco e é responsabilidade da empresa e dos gestores ficarem atentos a esses sinais, pesquisando melhorias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Durante a vida adulta, uma ampla proporção do nosso tempo é gasta no trabalho. Nossa experiência no local de trabalho é um dos fatores que determinam nosso bem-estar geral”.
Os funcionários ficam mais saudáveis e produtivos quando se investe em saúde mental, beneficiando o clima organizacional e consolidando uma imagem positiva da empresa. Atitudes como enfrentamento de dinâmicas negativas e comunicação sobre o apoio confidencial podem ajudar pessoas com transtornos ambientais a se manter ou retornar ao emprego.
Os lugares onde os líderes e gestores contribuem ativamente, não apenas nos fatores ligados à produtividade, mas também na segurança e proteção da saúde, são considerados bons ambientes para trabalhar.
Como estimular a saúde mental dos seus funcionários
- Saiba reconhecer e valorizar seus colaboradores
- Ofereça oportunidades para melhorar o desempenho interno, como cursos profissionalizantes
- Tenha uma cultura de aumento de salário para estimular atuações mais eficazes
- Benefícios como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde demonstram cuidado da empresa com seus colaboradores, transmitindo uma sensação de mais segurança e estabilidade
- Invista em aspectos voltados para o bem-estar, como folgas e atividades de lazer
- Proporcione maior liberdade de atuação para que os colaboradores sintam que seu potencial criativo é valorizado e, consequentemente, tenham mais prazer em exercer as atividades
- Incentive momentos de pausa, pois períodos contínuos de trabalho em excesso podem interferir no desgaste mental e prejudicar a produtividade
Leia também: Quais as habilidades sociais mais valorizadas no mercado de trabalho
Deixar um comentário