29. junho 2018

7 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho

7 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com ansiedade no mundo, chegando a 9,3% da população.

No meio profissional, os dados são ainda mais alarmantes. Uma pesquisa realizada em 13 países pela Robert Half relatou que os brasileiros são também os mais estressados no ambiente de trabalho, somando 42% de pessoas convivendo com tensão e ansiedade regularmente.

Mas com um processo contínuo de reeducação comportamental e a mudança de alguns hábitos é possível lidar com esses problemas de maneira mais saudável, auxiliando na produtividade e na qualidade de vida. Confira 7 dicas para ajudar você a lidar com a ansiedade e o estresse no trabalho.

1.    Estipule prioridades

O acúmulo de funções e os prazos curtos costumam resultar em tensão. Calcule o tempo necessário para a realização de cada uma das tarefas pendentes e separe-as por ordem de prioridade. Determinar uma sequência evita pensar em tudo que precisa ser feito o tempo todo.

Cuidado também com a procrastinação. Temos a tendência de deixar o que é mais difícil ou trabalhoso para depois, e enquanto isso sofremos e nos preocupamos antecipadamente. Se algo desagradável precisa ser feito, faça o quanto antes! Assim você tem o dia livre para focar em outras coisas.

2.    Organize-se

7 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho - Organização - Portal IC

A organização ajuda na concentração e no foco. Mantenha por perto apenas os objetos necessários para a atividade que está sendo realizada no momento e guarde tudo o que for supérfluo. Distrações prolongam o tempo que é preciso para a finalização do trabalho e podem aumentar a sensação de ansiedade.

3.    Respire com calma

A respiração muito rápida e ofegante é consequência da ansiedade, e pode causar tontura, falta de ar, tensão e até formigamento nas mãos e pés. Pare por alguns segundos, se possível feche os olhos, e concentre-se em respirar devagar e pausadamente. Assim você envia para o cérebro a mensagem de que está tranquilo e controla um pouco o nervosismo.

4.    Tire um tempo para relaxar

Sua mente precisa de um tempo distante de problemas e preocupações, mesmo durante o expediente. Procure caminhar um pouco entre uma tarefa e outra, faça um alongamento, escute uma música, ocupe seu pensamento com coisas agradáveis.

Além disso, é essencial realizar atividades prazerosas também nos tempos livres, e evitar levar trabalho para casa. Pratique esportes, jogue videogames, faça aulas de dança, massagens, assista a filmes ou séries, saia com os amigos. Qualquer coisa que fizer você feliz.

5.    Cultive hábitos saudáveis

7 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho - Alimentação Portal IC

Não é novidade que uma boa alimentação, exercícios físicos e sono regulado são essenciais para uma boa saúde. Mas muita gente não se dá conta de que estes hábitos influenciam também no controle do estresse e da ansiedade.

Além de contribuírem para o bem-estar, disposição e energia, a soma de bons hábitos fortalece o organismo para aguentar as consequências geradas pelo estresse e a pela ansiedade.

6. Sorria!

Bom humor é fundamental para uma vida leve e equilibrada. Fazer piada consigo mesmo, aprender a rir de momentos passados e enfrentar os desafios com descontração melhoram a rotina profissional. A risada ajuda o corpo a aliviar a tensão física e o estresse, promovendo liberação de endorfinas, fortalecimento do sistema imunológico e sensação de bem-estar.

7. Compartilhe suas aflições

Conversar sobre suas angústias faz com que elas pareçam menos ameaçadoras; guardar suas mágoas e sentir-se sozinho apenas piora a ansiedade. Buscar ajuda é sinônimo de força, portanto não hesite em ligar para um amigo próximo, se abrir com seu parceiro ou procurar um profissional.

Leia também: Portal do Porto abriga a nova sede de operações da Bematech

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário