06. novembro 2019

Profissionais de logística mais procurados pelas empresas

Profissionais de logística mais procurados pelas empresas

A logística é um processo que planeja a execução, opera e controla a eficácia do transporte, desde a movimentação até a armazenagem. Com as novas tecnologias, ela vem se renovando e ampliando esse mercado.

A área também gera boas oportunidades de trabalho para quem está estudando ou já tem experiência. Percebe-se assim a importância de se destacar nesse segmento tão competitivo. Confira nesta matéria quais são os profissionais de logística mais procurados atualmente.

Gerente

É responsável por administrar as operações logísticas de uma empresa, desde a compra e demais etapas até o transporte das mercadorias, analisando quais são os processos mais indicados para suprir as demandas do negócio. Também pensa em alternativas para que o trabalho realizado seja mais organizado e eficiente, auxiliando os colaboradores em cada etapa logística. As suas principais funções são:

  • Planejamento da armazenagem, distribuição e transporte
  • Coordenação dos procedimentos de carga e descarga, recebimento e checagem das mercadorias
  • Definição de estratégias para melhorar o negócio

Gestor de transporte

O transporte de cargas é uma das etapas mais importantes nos processos logísticos e o gestor dessa área precisa ser qualificado, para realizar com segurança o monitoramento de cargas, o carregamento do veículo, a armazenagem, o planejamento de rotas, etc.

A gestão de transporte em território brasileiro é um grande desafio, pois as infraestruturas de várias rodovias são consideradas precárias, e o índice de criminalidade envolvendo caminhões de carga é alto.

Atentas a essas demandas, cada vez mais as instituições disponibilizam cursos profissionalizantes voltados para gestão de transporte, melhorando a atuação através do foco em dois aspectos fundamentais: contenção de gastos e segurança nas operações de distribuição e entrega.

Analista  

O analista na logística acompanha os diferentes dados dos processos, administra o estoque e a reposição das mercadorias, monitora pedido por pedido, negocia com os fornecedores e cria estratégias para diminuir os gastos, além de elaborar relatórios para os gestores. Atualmente, é um dos profissionais mais procurados pelas empresas.

Diretor de supply chain

O diretor de supply chain gerencia todas as operações da cadeia produtiva, desde a implementação de produtos até a entrega. Entre suas funções, podemos citar:

  • Possibilita que a cadeia se torne mais flexível e ágil
  • Faz a revisão das demandas dos produtos para os clientes
  • Integra a área da logística aos demais setores da empresa

No Brasil, o SENAC possui o curso de Supply Chain Management, muito procurado por profissionais que já possuem curso superior em logística e por aqueles que estão na reta final da graduação.

Em Madri,existe um mestrado em Logística e Supply Chain da IMF Business School, que é voltado para a internacionalização dos negócios através de uma grade com aulas teóricas e práticas.

Leia também: Aplique a flexibilidade logística para se destacar no mercado

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário