30. setembro 2019

Técnicas para o armazenamento de materiais

Técnicas para o armazenamento de materiais

O armazenamento de materiais é um dos principais processos da logística. Cada produto possui características próprias e necessita de cuidados específicos na hora da movimentação e estocagem.

É necessário otimizar o espaço do armazém para garantir rapidez na recepção e expedição de materiais, a fim de atender a cada processo produtivo ou de comercialização.

Existem técnicas que auxiliam no armazenamento de materiais e proporcionam ótimos resultados para a empresa, como mais lucratividade, melhores condições de trabalho e redução nos custos de logística.

Entretanto, essas técnicas precisam ser aplicadas adequadamente conforme o contexto. Por exemplo, quando são utilizados produtos perigosos ou químicos, devem-se adotar procedimentos e cuidados específicos, o que inclui a armazenagem.

A empresa precisa, portanto, escolher quais são as técnicas mais adequadas a sua realidade, de acordo com os materiais do armazém.

Produtos químicos

Os produtos químicos armazenados exigem uma logística mais complexa, que respeite determinadas regras:

  • Utilização do Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas;
  • Aplicação das condições estabelecidas pelo Decreto 2. 657, que faz referência à utilização de produtos químicos pelas empresas;
  • Aplicação de regras da NBR 7502, responsável por estabelecer como deve ser feito o transporte de produtos químicos e cargas perigosas.

Além disso, dependendo do produto químico, existem regras específicas estabelecidas pela legislação para assegurar mais segurança aos responsáveis pelo transporte e armazenamento.

Gestão informatizada de estoque

Em casos de empresas grandes e com maior quantidade de produtos armazenados, a aplicação das técnicas deve ser feita com a utilização de um sistema adequado de gestão de estoques.

O sistema ERP é o mais eficiente, pois reúne todas as informações da empresa em um único banco de dados e o controle é feito automaticamente.

Sistema de endereçamento

O sistema de endereçamento determina áreas e armazena os materiais de acordo com critérios como endereçamento RPA com rua, posição e altura, e o sistema ARMNV, com área, rua, módulo, nível e vão. O endereçamento facilita a localização de qualquer item armazenado.

Paletização

A paletização é uma técnica de armazenamento que possibilita colocar maior quantidade de itens do que em apenas um palete. Os produtos podem ser alocados sobre porta-paletes ou agrupados em sistema de torres.

Utiliza-se a mesma lógica de armazenamento para produtos semelhantes, simplificando a movimentação e o controle.

Sistema PEPS – Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair

O sistema PEPS é recomendado para a comercialização ou produção de itens perecíveis, isto é, que apresentam prazo de validade. O objetivo é gerar movimentação adequada de maneira a respeitar as datas de validade. Assim, os produtos saem na ordem em que entraram.  

Sistema UEPS – Último a Entrar, Primeiro a Sair

Esse sistema é indicado para produtos com prazo indeterminado de validade. Sua lógica tem relação com o valor do último lote adquirido para calcular o preço de venda do produto. Isso porque, se o primeiro produto que entra fosse o primeiro a sair, acabaria tornando o saldo do valor em estoque subestimado.

Leia também: Como escolher o galpão logístico adequado para seu negócio

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário