Técnicas para o armazenamento de materiais
O armazenamento de materiais é um dos principais processos da logística. Cada produto possui características próprias e necessita de cuidados específicos na hora da movimentação e estocagem.
É necessário otimizar o espaço do armazém para garantir rapidez na recepção e expedição de materiais, a fim de atender a cada processo produtivo ou de comercialização.
Existem técnicas que auxiliam no armazenamento de materiais e proporcionam ótimos resultados para a empresa, como mais lucratividade, melhores condições de trabalho e redução nos custos de logística.
Entretanto, essas técnicas precisam ser aplicadas adequadamente conforme o contexto. Por exemplo, quando são utilizados produtos perigosos ou químicos, devem-se adotar procedimentos e cuidados específicos, o que inclui a armazenagem.
A empresa precisa, portanto, escolher quais são as técnicas mais adequadas a sua realidade, de acordo com os materiais do armazém.
Produtos químicos
Os produtos químicos armazenados exigem uma logística mais complexa, que respeite determinadas regras:
- Utilização do Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas;
- Aplicação das condições estabelecidas pelo Decreto 2. 657, que faz referência à utilização de produtos químicos pelas empresas;
- Aplicação de regras da NBR 7502, responsável por estabelecer como deve ser feito o transporte de produtos químicos e cargas perigosas.
Além disso, dependendo do produto químico, existem regras específicas estabelecidas pela legislação para assegurar mais segurança aos responsáveis pelo transporte e armazenamento.
Gestão informatizada de estoque
Em casos de empresas grandes e com maior quantidade de produtos armazenados, a aplicação das técnicas deve ser feita com a utilização de um sistema adequado de gestão de estoques.
O sistema ERP é o mais eficiente, pois reúne todas as informações da empresa em um único banco de dados e o controle é feito automaticamente.
Sistema de endereçamento
O sistema de endereçamento determina áreas e armazena os materiais de acordo com critérios como endereçamento RPA com rua, posição e altura, e o sistema ARMNV, com área, rua, módulo, nível e vão. O endereçamento facilita a localização de qualquer item armazenado.
Paletização
A paletização é uma técnica de armazenamento que possibilita colocar maior quantidade de itens do que em apenas um palete. Os produtos podem ser alocados sobre porta-paletes ou agrupados em sistema de torres.
Utiliza-se a mesma lógica de armazenamento para produtos semelhantes, simplificando a movimentação e o controle.
Sistema PEPS – Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair
O sistema PEPS é recomendado para a comercialização ou produção de itens perecíveis, isto é, que apresentam prazo de validade. O objetivo é gerar movimentação adequada de maneira a respeitar as datas de validade. Assim, os produtos saem na ordem em que entraram.
Sistema UEPS – Último a Entrar, Primeiro a Sair
Esse sistema é indicado para produtos com prazo indeterminado de validade. Sua lógica tem relação com o valor do último lote adquirido para calcular o preço de venda do produto. Isso porque, se o primeiro produto que entra fosse o primeiro a sair, acabaria tornando o saldo do valor em estoque subestimado.
Leia também: Como escolher o galpão logístico adequado para seu negócio
Deixar um comentário