Dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias
A recepção de mercadorias é um processo logístico que pode variar conforme o lugar e as suas especificidades, porém, de modo geral, ocorre quando os produtos adquiridos por meio dos seus fornecedores chegam à empresa.
Trata-se de um procedimento complexo e trabalhoso que requer muita atenção dos colaboradores, para evitar imprevistos e divergências. Podemos estruturá-lo de acordo com as seguintes etapas:
- Agendar a entrega
- Identificar a mercadoria
- Verificar as notas fiscais
- Inspecionar as avarias
- Separar ou reorganizar as mercadorias
- Sistematizar a gestão de estoque
Confira nesta matéria dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias.
Procedimentos
Um bom planejamento é essencial no recebimento de mercadorias. Sem ele, falhas como produtos atrasados podem gerar custos maiores para a empresa.
Desta forma, criar métodos que facilitem o processo e a supervisão do trabalho torna o recebimento mais eficiente e reduz imprevistos.
Agendamento de entrega
Uma alternativa para otimizar o espaço tanto do recebimento quanto da estocagem é o agendamento da entrega de mercadorias, pois ele auxilia, por exemplo, no planejamento de promoções e vendas.
Equipe
Treinar os funcionários para que tenham uma visão mais analítica e estratégica aumenta a produtividade, pois eles conseguem lidar com problemas, pensando em soluções mais assertivas. É recomendado também capacitar e conscientizar a equipe para que ela consiga realizar a comparação entre pedido, nota e inspeção da carga recebida.
Integração
A integração torna a rotina entre os colaboradores de uma empresa mais harmônica, contribuindo para atingir resultados positivos. Nesse sentido, a logística é responsável por estabelecer uma comunicação entre os setores, como os departamentos de transporte, compras e vendas.
Essa tática deixa o recebimento de cargas mais ágil, contribui para a organização e mantém seus estoques completos, colaborando diretamente para asatisfação dos clientes.
Tecnologia
A tecnologia ajuda a simplificar os processos operacionais e é um fator decisivo na hora de estabelecer diferenciais no negócio logístico. Os processos de gestão de estoque, agendamento, conferência de nota fiscal e redução dos índices de erros na tributação tornam-se mais ágeis.
As empresas que optam pela não otimização do recebimento de mercadorias podem lidar com prejuízos nos faturamentos, além de prejudicar as atividades operacionais.
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