Como a logística interfere na satisfação do cliente?
A satisfação dos clientes é o que move um negócio de sucesso. Especialmente com a popularização da internet, que faz com que feedbacks alcancem enormes proporções, avaliações ruins significam muito mais do que a perda de um cliente, podendo comprometer a imagem que levou anos para ser construída.
Para garantir que o consumidor seja surpreendido com um serviço que supere suas expectativas, as operações logísticas têm papel fundamental. A otimização e eficiência de cada uma das etapas do processo, desde a escolha da localização do centro de distribuição até o planejamento de rotas, resulta em inúmeros benefícios que são percebidos pelo consumidor final e fazem com que a empresa se destaque da concorrência.
Adotando soluções logísticas que agregam segurança e credibilidade, juntamente com um produto de qualidade e um atendimento adequado, a empresa não conquista apenas a satisfação do consumidor, mas também sua fidelização. Isso faz com que o cliente compre novamente e divulgue a marca espontaneamente.
Confira os principais benefícios proporcionados pela logística que colaboram para a satisfação do consumidor.
Agilidade na entrega
A falta de mercadoria na prateleira de uma loja ou o atraso na entrega de um produto até a residência do comprador pode gerar ansiedade e decepção e comprometer sua experiência. Para evitar que isso aconteça, a logística se encarrega de gerenciar o estoque de forma que o item esteja disponível e possa ser despachado dentro do cronograma estipulado.
Devido às más condições das estradas brasileiras, é fundamental ainda que o transporte seja realizado com segurança e planejamento. Está entre os objetivos da logística estudar a rota mais adequada e segura para que não ocorram atrasos ou extravio de mercadoria.
Qualidade da mercadoria
O manuseio adequado dos produtos durante sua armazenagem e transporte é imprescindível para assegurar que ele chegue ao destino final com a mesma qualidade com que foi produzido. O setor de logística é responsável por desenvolver rotinas de trabalho e embalagens que conservem as características do objeto.
Preço competitivo
Custos com frete, armazenagem, segurança e transporte refletem no preço final das mercadorias. Sendo assim, contar com uma logística de qualidade capaz de otimizar os processos e maximizar os investimentos possibilita a adoção de preços mais atraentes para o consumidor, contribuindo para sua satisfação.
Experiência positiva e fidelização
O conjunto de todos os fatores abordados até então promove uma experiência de compra positiva, que tende a gerar a fidelização dos clientes. Promovendo agilidade e qualidade em todos os procedimentos, da compra de matéria-prima à entrega final, e atendendo às necessidades do cliente, o sucesso é consequência.
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