Dicas para ter grandes parceiros empresariais na logística
Parcerias são fundamentais em qualquer negócio, afetando diretamente sua produção, competitividade e sucesso. Na logística, precisamente, a operacionalização de uma colaboração demanda muito esforço, fazendo com seja imprescindível uma avaliação prévia e detalhada a respeito do custo-benefício em potencial.
A escolha inteligente e bem planejada de um parceiro deve levar em consideração suas características, motivações e até mesmo cultura organizacional, já que esta relação pode contribuir para que a empresa se desenvolva tecnologicamente, amplie seu mercado e se destaque em meio à concorrência.
Neste contexto, um networking forte e atualizado pode ser uma poderosa ferramenta para encontrar empresas — incluindo distribuidores, atacadistas e varejistas — que compartilham dos mesmos princípios e facilitar a decisão. Afinal, quanto mais informações sobre o mercado, maiores as chances de estabelecer parcerias de sucessos. Confira cinco dicas para identificar grandes parceiros empresariais na logística.
Busque o maior número de informações possível
Alianças sólidas e duradouras são estabelecidas com base em valores e princípios éticos em comum, além de condições comerciais vantajosas para ambas as partes, formas de gestão e objetivos de crescimento. Portanto, avalie quais valores essa possível parceria pode agregar a cada elo da cadeia de suprimentos.
É indicado realizar uma pesquisa completa, coletando referências e até mesmo realizando cotações online antes de sugerir pessoalmente uma parceria, se for o caso. Não tenha pressa e lembre-se de que nem sempre o menor preço é uma vantagem, boas escolhas são feitas com base em um conjunto de critérios.
Estabeleça o que pode oferecer aos parceiros
Parcerias devem ser vantajosas para todos os envolvidos, portanto, deixe claro quais os diferenciais que sua empresa pode e está disposta a oferecer, além de seus deveres para fazer com que esta aliança se fortaleça da melhor maneira possível.
Comunique as regras da parceria com clareza
Além dos benefícios, todas as regras definidas pelos parceiros devem ser claras e registradas de forma acessível em um contrato, independentemente da abrangência do projeto. O documento evitará questionamentos futuros causados por falhas na comunicação e apontará as responsabilidades de cada parte.
Em uma parceria saudável, as principais decisões devem ser tomadas em conjunto. Sendo assim, é importante que as metas coincidam, especialmente em relação aos buscados com a colaboração.
Monitore os resultados
Após a assinatura do contrato, é fundamental o acompanhamento periódico dos resultados obtidos para avaliar se a escolha foi assertiva. A partir desses dados, é possível identificar pontos de melhoria e descobrir se os benefícios conquistados valem a renovação do contrato. Caso contrário, a experiência negativa poderá ser utilizada para facilitar a busca por novos parceiros.
Seja honesto e faça sua parte
A reputação do seu negócio pode ser colocada em risco caso os termos estabelecidos em contrato não sejam cumpridos. Honestidade é um elemento-chave para o sucesso de qualquer parceria, portanto, seja sincero quanto a imprevistos, cumpra o prometido e certifique-se de oferecer bons resultados para as empresas parceiras.
Leia também: O que é e como conduzir uma negociação ganha-ganha?
Deixar um comentário