Construa uma equipe de logística capacitada para impulsionar sua empresa
Especialmente em um setor dinâmico, complexo e em constante evolução como o logístico, valorizar o capital humano é essencial para a qualidade dos resultados. Uma equipe segura, liderada com inteligência e dotada de conhecimento técnico é a principal ferramenta para o crescimento de um negócio.
Como cada empresa tem realidades e objetivos distintos, não existe uma única fórmula que possa elevar o desempenho de quaisquer colaboradores. A construção de um time logístico preparado para colocar em prática as estratégias mais ousadas é um processo contínuo, que precisa ser executado em conjunto e exige conhecimento sobre gestão de pessoas e comportamentos.
Uma vez que os colaboradores e a empresa estão em sintonia, é possível observar uma queda na rotatividade, um aumento do engajamento e produtividade e, como consequência, a redução de custos e melhora da lucratividade. Confira algumas dicas para construir uma equipe pronta para impulsionar seu negócio.
Seja estratégico ao selecionar e recrutar talentos
O processo seletivo é o primeiro contato que a empresa tem com o futuro funcionário, sendo fundamental para a assertividade no perfil, de acordo com a vaga ofertada. Para identificar habilidades que sejam indispensáveis no time e descartar características indesejáveis, é importante a presença do gerente logístico em todas as etapas, acompanhando e complementando o serviço do setor de recursos humanos (RH).
Compreender o nível de qualificação que a equipe deve possuir para que desenvolva o trabalho com eficiência e valorizar os profissionais especializados na área logística é essencial, já que eles contam com conhecimento atual e específico acerca das tendências do mercado, técnicas e sistemas modernos de gestão logística.
A partir disto, busque informações sobre as experiências profissionais dos candidatos, sua disponibilidade para o trabalho e seu perfil profissional. Na logística em geral, é preciso ter a habilidade de manter o controle sob pressão, assim como ser proativo, comunicativo e organizado para poder lidar com os diversos processos operacionais e estratégicos.
Defina uma cultura operacional
A cultura organizacional é um guia que orienta o comportamento e a mentalidade de membros de uma empresa, englobando hábitos, valores, políticas e princípios da rotina empresarial, alinhados com a maneira com que a instituição optou por conduzir seus negócios.
Para que haja uma sintonia de valores, é preciso garantir que todos realmente compreendam essa cultura e se identifiquem com ela. Para isso, além de comunicar com clareza os principais pontos defendidos pela organização logo no processo seletivo, é importante que esses princípios sejam fortalecidos na rotina profissional.
Avalie a possibilidade de terceirizar algumas atividades
Controlar todos os processos logísticos por conta nem sempre é a melhor opção. Terceirizar algumas atividades pode ser uma estratégia inteligente, já que garante um serviço realmente especializado e, assim, evita preocupações e retrabalhos, otimizando tempo e até recursos financeiros.
A instalação das operações em um condomínio de galpões industriais e logísticos é um exemplo de terceirização que traz diversos benefícios para a empresa. Parques industriais de alto padrão, como os do Portal IC, fornecem serviços qualificados de segurança, limpeza e manutenção, além de oferecerem armazéns com estrutura moderna e localização privilegiada.
Invista em treinamentos
O mercado está em constante evolução, e o setor logístico, especialmente, precisa acompanhar essas mudanças para oferecer um serviço que atenda às expectativas do novo perfil de consumidor. Uma estratégia para engajar os colaboradores, valorizá-los e ainda se beneficiar com uma mão de obra mais qualificada é a realização de treinamentos.
Investir uma parcela do orçamento empresarial para cursos, palestras e seminários, além de atividades que estimulem a motivação, como campanhas de incentivo e eventos de integração, trará apenas resultados positivos para a organização.
Além disso, é importante que o gestor logístico também não deixe de se especializar com conhecimento técnicos e práticos, repassando sua experiência para o restante da equipe e contribuindo para a capacitação do time como um todo.
Seja um bom líder
O chefe que apenas dita ordens e cobra resultados está ultrapassado. Atualmente, a capacidade de liderança é uma das principais habilidades de um gestor logístico para que os resultados da equipe sejam alcançados com sucesso.
É dever do líder se posicionar como membro do time, sabendo ouvir sugestões e críticas, auxiliando seus colaboradores com feedbacks construtivos e recompensando os resultados obtidos, além de cobrá-los. Para uma melhor performance, os funcionários devem se sentir confortáveis para expor opiniões e descontentamentos, quando necessário, tendo a consciência de que são fundamentais para o sucesso da empresa.
Trace metas atingíveis
Parte da responsabilidade do líder logístico é traçar metas para evitar o comodismo e estimular o desenvolvimento no trabalho. Porém, objetivos intangíveis podem causar frustração e, logo, desmotivação.
O ideal é que as metas sejam desafiadoras na medida correta e estipuladas com base em dados confiáveis e relevantes. Ao perceber que é possível cumprir com as expectativas, a equipe terá mais facilidade para promover novas ideias.
Invista no ambiente e em ferramentas de trabalho
Além da capacitação dos colaboradores, as condições de trabalho também influenciam no nível do desempenho atingido. Neste sentido, o auxílio da tecnologia,como softwares de gestão, ferramentas de qualidade e um espaço ergonômico, que ofereça conforto e bem-estar, são primordiais.
Leia também: Aprenda o que é presenteísmo e saiba como evitá-lo em sua empresa
Deixar um comentário