Vantagens da inteligência artificial na logística
A inteligência artificial cria mecanismos através de símbolos computacionais, que possuem como finalidade imitar a capacidade humana de raciocínio, proporcionando inúmeras possibilidades em diversas áreas.
O funcionamento da inteligência artificial parte de uma programação prévia e de um código que considera algumas variáveis. A partir disso, são processados dados para determinar o que fazer conforme a situação.
Nas operações logísticas, a inteligência artificial pode ser aliada a sistemas e conceitos como Big Data, machine learning, etc., oferecendo alternativas de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas.
Confira nesta matéria algumas de suas vantagens para o setor logístico.
Aumenta a produtividade
De acordo com os objetivos traçados pelo gestor, o controle das operações através da inteligência artificial oferece uma série de benefícios, pois ela auxilia na manutenção de uma produção padronizada, já que consegue ler e analisar dados cuidadosamente para evitar erros.
Outro fator importante é que o acesso remoto permite que o tempo gasto na empresa seja mais organizado, facilitando a vida de gestores e líderes, que não precisam estar o tempo todo presentes no ambiente de trabalho.
Reduz os gastos
A inteligência artificial permite utilizar o mínimo de recursos e produzir mais. Alguns processos, como alocação de cargas no armazém, planejamento das melhores rotas de transporte, distribuição dos produtos conforme prazo estabelecido e preparo de mercadorias para envio, são otimizados.
Além disso, os novos sistemas oferecidos pela tecnologia na logística permitem colocar em prática diversas estratégias para uma maior eficiência operacional.
Diminui as falhas
Os softwares de gestão e sistemas operacionais com inteligência artificial são bem elaborados, ágeis e precisos. Desta forma, erros de cálculo e na execução de tarefas são evitados, o que colabora também para a economia de dinheiro e tempo.
Aumenta a satisfação do cliente
Aspectos como entrega de produto em ótimas condições, tempo de entrega mínimo e rastreamento de pedidos são fundamentais para fidelizar um público em relação a sua marca. Aliada à prestação de serviços logísticos, a inteligência artificial torna as atividades mais eficientes e, como consequência, seus clientes ficam mais satisfeitos.
Facilita o monitoramento
A tecnologia fingerprinting utiliza algoritmos para identificar com segurança qual é a postura do motorista durante a condução do veículo em momentos exatos. Por meio dessas informações, o gestor consegue perceber falhas de condução e quem é o responsável. Assim, é possível diminuir os gastos com combustível e manutenção, bem como erros futuros.
Leia também: Gestão de estoque: cuidados necessários
Deixar um comentário