Principais características dos modelos de caminhões
No transporte de cargas existem diversos modelos de caminhões que variam em tamanho e capacidade máxima. As características desses veículos podem influenciar na hora de decidir detalhes sobre as viagens. Continue a leitura e saiba qual o melhor para sua empresa.
Modelos de caminhões
Veículos Urbanos de Carga (VUC)
O VUC é ideal para transporte de cargas menores em áreas urbanas. Ele carrega até 3 toneladas, e geralmente mede entre 2,2 e 6,3 metros.
Por ser de menor porte, ele é recomendado para quem trabalha em grandes centros, onde existem restrições sobre circulação de caminhões maiores.
Caminhões ¾
Esse modelo de caminhão também é permitido em áreas urbanas. Um dos seus principais diferenciais é que ele suporta até 4 toneladas de carga.
Suas dimensões são menores, tendo no máximo 2,2 metros de largura e 7,20 metros de comprimento. Por apresentar velocidade reduzida, ele é indicado para fretes de pequenas distâncias.
Caminhões semipesados (toco)
Esse caminhão possui 2 eixos, sendo um na parte traseira e outro na dianteira. Ele pode ter até 14 metros de comprimento e suporta até 6 toneladas. Por conta do seu rendimento e alta capacidade de carga, é mais indicado para trajetos de longa distância, em grandes cidades e regiões metropolitanas.
Truck (caminhão pesado)
Esse modelo de caminhão é indicado para quem precisa transportar cargas maiores, mais pesadas e que precisam ser levadas por longos trajetos. O truck possui 3 eixos duplos, sendo dois traseiros e um dianteiro, e pode carregar até 14 toneladas.
A maioria das cidades possui restrições de horário para a circulação desse tipo de veículo.
Bitruck
O bitruck possui 4 eixos, sendo dois na traseira e dois na dianteira, que servem para direcionar o veículo. Ele pode levar cargas de até 57 toneladas e geralmente é utilizado para transporte de carga a granel e materiais de grande peso. Pode ainda ser transformado em caminhão-tanque.
Cavalo mecânico 4×2
O cavalo mecânico 4×2 tem rodas de tração, motor mais potente e um engate para carga, que fica localizado na quinta roda. Ele pode carregar tanto um semirreboque como um módulo de carga. Uma terceira opção é uma composição que conta com três reboques ou semirreboques.
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