26. fevereiro 2019

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos

Conforme o mercado se desenvolve, é natural que cresça também a demanda por ambientes amplos e completos para a otimização das operações logísticas, facilitando o manuseio e a distribuição de cargas. Grandes centros urbanos já não dispõem de espaço suficiente para abrigar estes locais, além de apresentarem condições pouco favoráveis para o transporte. Assim, os condomínios industriais e logísticos são uma excelente solução.

Construídos com o propósito de facilitar a gestão da cadeia de suprimentos e melhorar o desempenho de empresas de diversos portes, os condomínios de galpões são construídos em regiões estratégicas e oferecem estrutura ideal para uma logística eficiente e econômica.

O que é condomínio industrial e logístico?

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos - Portal Aeroporto - Portal IC

Os condomínios industriais e logísticos são complexos de galpões destinados ao armazenamento, manuseio e movimentação de cargas, tendo sua infraestrutura, serviços e custos compartilhados pelas empresas ocupantes, enquanto a administração das áreas comuns é realizada pela própria construtora.

Além dos galpões, os condomínios oferecem escritórios para a instalação dos setores administrativos e áreas de apoio para o bem-estar dos colaboradores, como restaurante, recepção, estacionamento, salas de reunião, entre outras. Para se adequar às necessidades de empresas de diversos setores, os galpões são divididos em módulos e podem contar com um mezanino, permitindo a personalização do espaço e atendendo exigências particulares.

Vantagens de alugar um galpão em condomínio logístico

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos - Portal da Serra - Portal IC

O mercado de locação de galpões logísticos fechou em alta no último ano, e isso se deve aos diversos benefícios oferecidos para empresas que buscam melhorar seu desempenho por meio da otimização das operações logísticas. Confira as principais vantagens do aluguel de galpões em condomínios logísticos.

Localização estratégica

O transporte é uma etapa importantíssima para o sucesso da operação logística, por isso é preciso estratégia na gestão das frotas e na escolha da localização do estoque e do centro de distribuição.

Condomínios industriais são posicionados em regiões privilegiadas, próximo a rodovias que interligam diferentes estados, aeroportos e principais portos, e no entorno de grandes centros urbanos. Com isso, os trajetos são encurtados e evita-se o trânsito intenso, a dificuldade de circulação dos caminhões nas capitais e, consequentemente, a lentidão nas entregas.

Redução de custos

A divisão de custos com limpeza, manutenção, segurança e jardinagem nas áreas comuns permite que as organizações usufruam de uma estrutura de altíssima qualidade por um preço atrativo. Além disso, a concentração de operações em um único endereço agiliza o fluxo de cargas e as condições favoráveis ao manuseio reduzem os custos operacionais.

Infraestrutura de alto padrão

A proteção das mercadorias, do equipamento e dos colaboradores é garantida com galpões de qualidade. Pé-direito alto, pisos com boa resistência às cargas, circulação facilitada, docas para descarga, isolamento termoacústico, iluminação e ventilação naturais e portas alemãs são alguns dos diferenciais estruturais que tornam o dia a dia logístico mais produtivo.

Segurança

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos - Portal do Porto - Portal IC

A responsabilidade de abrigar estoques e maquinário de diversas organizações, controlar a entrada e saída de caminhões e receber vários trabalhadores diariamente é muito grande. Portanto, os parques industriais e logísticos precisam investir pesado em segurança, oferecendo aos condôminos a garantia de um ambiente altamente protegido.

Fazem parte de um condomínio industrial: portaria blindada 24 horas, câmeras de vigilância, catracas com acesso digital e dilaceradores de pneus, além de sistemas de prevenção e combate a incêndio.

Administração profissional

Em uma rotina intensa como a do setor logístico, contar com profissionais capacitados e experientes para realizar a administração do espaço de forma adequada permite que os gestores consigam focar seus esforços apenas em atividades diretamente relacionadas ao negócio.

Flexibilidade

Como os galpões modulares podem ser adaptados a diferentes necessidades, não é preciso a mudança de endereço em caso de expansão do negócio, alteração do tamanho do estoque ou até mesmo inclusão de espaços administrativos que facilitem o controle. A flexibilidade de infraestrutura é a garantia de que, independentemente do momento do negócio, ele poderá contar com o espaço ideal.

Qualidade de vida profissional

Oferecer um espaço agradável, onde os colaboradores se sintam confortáveis e seguros, é uma maneira de aumentar a produtividade do trabalho. Com belos projetos de paisagismo, amplas áreas verdes, serviços de manutenção e limpeza frequentes e refeitórios, banheiros e vestiários de qualidade, os trabalhadores se sentirão valorizados e motivados a entregar um melhor resultado. 

Sustentabilidade

Tendo em vista a importância da prática de ações sustentáveis no ambiente empresarial, os complexos de galpões logísticos buscam oferecer ambientes que geram menos impacto ao meio ambiente. Com a valorização da iluminação e ventilação naturais nos armazéns, por exemplo, as empresas reduzem o consumo de energia elétrica. Já a otimização do transporte reduz os trajetos, emitindo um volume menor de gases e ruídos.

Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos - Portal dos Mananciais - Portal IC

Todos esses benefícios, aliados à tradição e solidez, você encontra nos cinco condomínios logísticos do Portal IC. Acesse o site www.portalic.com.br para conferir mais detalhes sobre os empreendimentos e entre em contato conosco para agendar uma visita e conhecer de perto os nossos diferenciais. Você também pode telefonar para (41) 3134-4000 ou enviar mensagens via WhatsApp: (41) 997 990 041.

Leia também: O que é intralogística?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

2 Comentários

  • Marcelo Lopes

    setembro 03, 09 2019 01:54:41

    Olá!

    Trabalho em um Condomínio Logístico em Serra/ES, e em conjunto com outras pessoas do grupo, estamos formatando um regimento interno. Seria possível nos ajudar com informações sobre acesso de caminhões, no que tange à vazamentos de óleo, como coibir o acesso destes veículos, como tratar este assunto junto aos responsáveis, como tratar o possível dano causado ao solo… Desde já agradeço e fico aguardando um possível retorno.

    • admin

      setembro 12, 09 2019 03:33:10

      Boa tarde, Marcelo. Os regimentos internos de nossos empreendimentos preveem que os locatários são responsáveis por danos/detritos deixados nos jardins, estacionamentos e áreas comuns dos empreendimentos. Para facilitar o controle, há monitoramento com câmeras e acesso com identificação de todos os veículos que acessam os empreendimentos.
      Esperamos ter ajudado! Abraços.

Deixar um comentário