Procrastinação no trabalho: saiba como lidar
Adiar uma tarefa importante, evitar lidar com algum problema que exige solução imediata ou deixar afazeres desagradáveis para depois são exemplos de procrastinação. Estas ações são consideradas comuns, mas, a partir do momento que se tornam hábitos, podem ter consequências negativas tanto na vida pessoal quanto profissional.
Procrastinar em excesso diminui a motivação no trabalho, compromete a produtividade e, em muitos casos, resulta em crises de ansiedade. O acúmulo de trabalho, baixa autoestima, estresse rotineiro, medo de fracassar e perfeccionismo são fatores que contribuem para que o indivíduo adote a procrastinação como um costume, por mais que tente manter o foco e agir de modo diferente.
Em grande parte dos casos, a pessoa sabe o que precisa ser feito, tem vontade de fazer, mas não é capaz de colocar a ação em prática. Apesar de ser uma situação complicada, existem algumas maneiras de driblar a procrastinação e exercitar a mente para que o rendimento profissional não seja comprometido. Confira nossas dicas!
Entenda o motivo da sua procrastinação
O primeiro passo para a mudança é entender em quais situações você tende a procrastinar. Tem alguma tarefa específica em sua rotina de trabalho que você costuma adiar, que provoca ansiedade e que considera desagradável? Antecipe-se. Prepare-se para realizá-la antes que a culpa por não conseguir cumpri-la contamine o restante do seu tempo.
Estipule prazos
Fazer uma lista de tudo o que precisa ser feito no dia é muito importante para que você consiga se organizar e planejar seu tempo. Separe as tarefas por ordem de urgência e, mesmo que não tenha sido predeterminada uma data de entrega, procure atribuir um prazo pessoal para cada uma, como se estivesse agendando uma reunião, cuidando para estipular apenas prazos possíveis de serem atingidos.
A lista auxiliará na organização do seu tempo e servirá como um guia para o cumprimento gradativo das atividades, que devem ser sinalizadas como “concluídas”. O planejamento adequado, em conjunto com o pequeno prazer de marcar uma atividade como feita, pode controlar a ansiedade e o nervosismo, uma vez que você visualiza o progresso e sabe exatamente o que ainda precisa ser feito e em quanto tempo.
Seja otimista
Quando há uma grande tarefa a ser realizada é comum o sentimento de incapacidade e desespero, o que compromete sua realização. Nestes casos, busque separar a atividade em pequenas partes e concluir uma de cada vez, mantendo-se positivo e disposto para a conclusão de mais um desafio.
Encontrar uma motivação também pode colaborar. Pense nos benefícios que a finalização do trabalho trará para a empresa, a equipe ou sua carreira. Além disso, quanto antes ele for concluído, mais rápido você estará livre para focar em outras coisas.
Motive-se com recompensas
Distrações são um incentivo para a procrastinação. Redes sociais, troca de mensagens pessoais durante o expediente ou conversas paralelas são desculpas para que o trabalho importante seja postergado. Privar-se completamente destes pequenos prazeres pode gerar ainda mais ansiedade e prejudicar a produtividade, por isso o ideal é utilizá-las como recompensa.
A ideia é presentear-se com alguns minutos navegando na sua rede social favorita, por exemplo, cada vez que uma importante atividade for entregue com sucesso. Também é possível fazer uma comprinha no final de um grande projeto ou comer um doce assim que sua lista for riscada pela metade. Funcionará como uma recompensa saudável consigo mesmo, um estímulo para evitar procrastinar.
Pense nas consequências
O não cumprimento de suas obrigações tende a resultar em consequências negativas para sua carreira, tanto no curto quanto no longo prazo. A vontade de garantir que isso não aconteça pode ser um excelente incentivo para entregar tudo em dia.
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