Ideias simples para melhorar o clima organizacional
Um salário atrativo, benefícios e um ambiente de trabalho ergonômico são fatores básicos para manter uma equipe motivada e produtiva. Mas os funcionários estão em busca de uma empresa que forneça um bom clima organizacional, que os faça crescer e na qual sintam-se honrados em trabalhar.
Ao investir em aspectos como valorização, motivação e melhora da produtividade dos funcionários, assim como na integração saudável entre eles, a organização promove a satisfação profissional e a qualidade de vida da equipe, trazendo resultados positivos na rotina corporativa.
Confira sugestões de pequenas ações capazes de proporcionar grandes mudanças no clima organizacional da sua empresa, conquistando sua equipe e formando funcionários mais engajados e realizados profissionalmente.
Faça pesquisas
Envolvido e concentrado em seu trabalho, muitas vezes o gestor não consegue identificar, durante o dia a dia, problemas que comprometem o clima organizacional da empresa. Para descobrir os pontos fortes e fracos dos colaboradores e assim planejar ações que promovam melhorias, é importante realizar pesquisas e estabelecer uma comunicação eficiente.
Uma excelente abordagem são as reuniões individuais e coletivas, que permitem compreender o relacionamento de cada colaborador com a empresa e com o restante da equipe. Procure sempre reafirmar que você está disposto a ouvir as necessidades e agir para atendê-las.
Estipule metas realistas
Se você ainda acredita que metas exorbitantes farão com que seus colaboradores se esforcem mais, está na hora de repensar este raciocínio. O sentimento de frustração e incompetência gerados por objetivos inalcançáveis desmotivará os funcionários e fará com que fiquem exaustos. O ideal é fazer projeções realistas e acompanhar o desenvolvimento da equipe para identificar seus esforços e compreender os fatores que podem estar influenciando no cumprimento das metas.
Promova o treinamento da equipe
O capital humano é parte essencial do crescimento de qualquer negócio, portanto, o investimento na qualificação dos funcionários é tão importante quanto a atualização de equipamentos, por exemplo.
Um grupo que cresce junto, adquire novos conhecimentos com frequência e sente que a organização está confiando e apostando em seu potencial será capaz de aplicar o conhecimento conquistado na evolução da empresa e estará disposto a interagir, encorajando a troca de conhecimento entre as pessoas e o aperfeiçoamento profissional.
Seja um líder, não um chefe
É papel do gestor manter a equipe motivada e interessada em oferecer o melhor resultado. Apenas mandar e exigir resultados é o que faz um chefe, atividade comum até pouco tempo atrás. Atualmente, as empresas já compreenderam que é preciso empatia e generosidade no relacionamento entre um bom líder e seus colaboradores.
Um líder busca engajar os funcionários e extrair o máximo de seus potencial, fazendo com que se sintam capazes e confiantes e possam, em conjunto, traçar estratégias adequadas para o sucesso da organização.
Preocupe-se com o meio ambiente e causas sociais
Saber que a empresa se preocupa com o bem-estar social, além de seus lucros e reconhecimento, contribui para que o colaborador construa uma imagem mais positiva a seu respeito e tenha orgulho em fazer parte desta equipe que trabalha para um mundo melhor.
Ações que incentivam a preservação da natureza e a sustentabilidade, evitam o desperdício e ajudam comunidades necessitadas transmitem comprometimento e satisfação. Até mesmo a presença de plantas no escritório e o incentivo do uso consciente de recursos naturais e energia pode causar um efeito positivo entre todos que frequentam o ambiente.
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