Dicas para aprimorar seu networking
Seja qual for a sua profissão, uma rede de contatos bem nutrida pode significar preciosas oportunidades de crescimento. Porém, não basta criar relacionamentos profissionais de qualidade, é preciso trabalhar para fortalecê-los, afinal, um bom networking exige dedicação.
A escolha das pessoas que fazem parte do seu networking é baseada em interesses em comum, visando a construção de parcerias, a troca de informações e experiências, a inspiração para novos projetos e até mesmo o desenvolvimento de habilidades. Para cultivar esta conexão de maneira a gerar bons frutos, trazemos algumas dicas. Confira:
Reconheça a importância do networking
Não é tarefa fácil, mas o primeiro passo para construir uma sólida rede de contatos é reconhecer que, de fato, ela tem muito a agregar em sua carreira e pode abrir portas para o sucesso. Por falta de tempo, indisposição ou timidez, muitas pessoas acabam deixando o networking de lado, mas compreender a relevância de uma lista qualificada de contatos é um excelente incentivo para aperfeiçoá-la.
Drible a timidez
O networking é um desafio ainda maior para pessoas tímidas. A vergonha de abordar alguém desconhecido ou de pedir uma informação a um colega com o qual não se tem muita intimidade costuma ser um empecilho para o crescimento profissional.
Uma dica é procurar o momento menos constrangedor para interagir. Por exemplo, chegando cedo em uma palestra, o ambiente está mais calmo e propício para uma aproximação natural.
Busque o autoconhecimento
Ter consciência de seus pontos fortes auxilia no momento de apresentar-se para outras pessoas, mostrando como você pode contribuir para a carreira do outro e transmitindo uma imagem interessante. Por outro lado, ao reconhecer os pontos fracos é possível buscar fontes de conhecimento que ajudem a minimizá-los.
Não faça das redes sociais sua única forma de contato
A internet é, certamente, uma incrível ferramenta de comunicação. As redes sociais aproximam pessoas, excluindo barreiras geográficas e permitindo a troca de mensagens de forma instantânea a qualquer momento. Mas um networking efetivo é muito mais que adicionar contatos no LinkedIn.
Conversar pessoalmente ainda tem muito valor, portanto, não poupe esforços para incluir na agenda um bate-papo no café, um almoço com os vizinhos de sala comercial ou um happy hour com a equipe de trabalho.
Seja disciplinado
Para manter um relacionamento saudável com os profissionais da sua lista de contatos, é necessário empenhar-se. Compartilhe informações relevantes, esteja presente nos encontros e interaja com as pessoas ao seu redor.
Para criar novas conexões, frequente ambientes com pessoas que tenham os mesmos interesses que você, como cursos, palestras e até mesmo confraternizações com colegas da empresa de amigos e familiares. Conhecer profissionais de áreas diferentes e trocar experiências além do seu círculo social possibilita uma visão de mundo mais ampla e fornece oportunidade para indicações.
Coloque-se disponível
Networking não é uma via de uma só mão. Estar disposto a ajudar, indicar soluções para problemas, apresentar novos profissionais para seus contatos e compartilhar informações e vivências é fundamental para conquistar confiança. Assim, aumentam as chances de que as pessoas também se esforcem para contribuir com você.
Seja verdadeiro
Trocar ideias, preocupar-se com o próximo e procurar saber das novidades sem segundas intenções é a base de um relacionamento sincero. Sem ser invasivo e sempre com naturalidade, conecte-se com as pessoas de tempos em tempos e, caso esteja precisando de algum favor, seja claro e objetivo, mostrando suas reais intenções.
Leia também: 4 dicas para melhorar a resiliência no trabalho
Deixar um comentário