Desenvolva sua inteligência emocional no ambiente profissional
Saber controlar as emoções no ambiente de trabalho é decisivo para que você alcance seus objetivos na carreira. Por mais que um profissional conte com competência técnica, experiência e um bom networking, a falta de inteligência emocional pode comprometer seu sucesso.
A inteligência emocional funciona como base para o desenvolvimento de diversas outras habilidades interpessoais exigidas pelo mercado. O gerenciamento de seus sentimentos permite que você os direcione para produtividade e criatividade, fazendo-o se sentir mais satisfeito em diversos aspectos da vida, incluindo o profissional.
Para se tornar inteligente emocionalmente, é necessário determinação na mudança de alguns hábitos. Confira quatro dicas que o ajudarão a lidar com as emoções no ambiente profissional.
Procure se autoconhecer
Para controlar uma emoção, é importante que você seja capaz de nomeá-la. Conhecendo a si mesmo, é possível identificar e avaliar sentimentos assim que eles surgem e agir para que não interfiram na carreira de forma negativa.
Perceber seus pontos fortes e conhecer as características que ainda precisam ser trabalhadas é uma aptidão de um profissional de sucesso. Através do autoconhecimento, desenvolve-se autoconfiança para vencer os desafios da rotina intensa.
Controle os sentimentos ruins
Um comportamento impulsivo costuma ser inimigo de bons profissionais. O cotidiano é, inevitavelmente, repleto de bons e maus momentos e conseguir lidar com isso sem se abalar possibilita a tomada de decisões sábias e escolhas conscientes. Aqueles que permitem que emoções negativas tomem o controle enfrentam dificuldades para superar problemas e acabam se sabotando na tentativa de uma boa performance.
Mantenha-se motivado
Aproveitar emoções otimistas e transformá-las em motivação é um grande truque para melhorar o desempenho. Porém, é importante evitar que a satisfação resulte em impulsividade. Estimule-se com as pessoas ao redor e tenha em mente que a motivação precisa partir de si mesmo.
Pratique a empatia
Construir um bom relacionamento com a equipe e desenvolver habilidades sociais melhora o clima organizacional e contribui diretamente na produtividade. Para isso, é muito importante colocar-se no lugar do outro, procurando compreender seus sentimentos e demonstrar compaixão.
Da mesma forma que as pessoas ao seu redor lhe inspiram, você pode servir como inspiração. Seja educado, dialogue e coloque-se à disposição para compartilhar experiências e conhecimento. O mercado de trabalho prioriza profissionais que manifestam empatia.
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