Previsão de demanda logística e sua influência
Devido à sua complexidade, a logística é um dos setores que demandam maior investimento dentro da empresa. Sendo assim, um dos grandes desafios dos gestores da área é reduzir despesas sem prejudicar a qualidade do resultado. Uma das estratégias que tornam a economia de recursos possível é a previsão de demanda logística.
Manter o nível do estoque sempre adequado é a melhor forma de otimizar verbas. Em excesso, ele gera custos com armazenagem e a empresa deixa de lucrar com a mercadoria parada. Já em falta, vendas são perdidas e a reputação da empresa fica comprometida perante os consumidores. A solução é realizar um estudo capaz de estimar a procura.
A previsão de demanda logística é frequentemente feita em conjunto com os setores de gerenciamento de estoque e comercial e tem como objetivo antecipar as necessidades do negócio para que haja um equilíbrio no volume de produtos disponíveis no centro de distribuição. Para isso, são levados em consideração fatores como o desempenho da economia, histórico de vendas e concorrência, para compreender detalhadamente as carências da cadeia de suprimentos e evitar suposições.
Como desenvolver uma previsão de demanda de qualidade
O primeiro passo é identificar todos os fatores que podem influenciar a demanda, dividindo-os em: internos, que podem ser controlados pela empresa, como preço, investimentos em divulgação, qualidade, pontos de venda e inovação no portfólio de produtos; e externos, sobre os quais não se tem autonomia, como preço da concorrência, normas governamentais, economia e comportamento do consumidor.
A partir de então, coletam-se dados quantitativos e qualitativos para construir um panorama de previsões. Na análise quantitativa, busca-se identificar um padrão no histórico de pedidos da empresa, utilizando números, estatísticas e fórmulas matemáticas para antecipar a demanda. Já a qualitativa se baseia em pesquisas de mercado e estudos desenvolvidos por especialistas.
O ideal é unir os dois tipos de informações, extraindo todo o potencial que as tecnologias oferecem para a precisão de dados logísticos e tendo em mente o comportamento do mercado para chegar a uma estimativa próxima à realidade.
Mais do que auxiliar na eficiência da gestão de estoques, a previsão de demanda também influencia positivamente outras áreas da logística e da empresa em geral. Entre os principais benefícios estão:
Planejamentos mais assertivos
A previsão de demanda serve como guia para a criação e execução de um planejamento mais certeiro. Com uma quantidade estimada de produtos em mente, é possível tomar decisões para que ela seja suprida da melhor e mais econômica forma, preparando os fornecedores para que consigam acompanhar o ritmo e oferecendo maior visibilidade aos transportadores.
Escolhas importantes podem ser feitas com segurança, como extensão do galpão industrial e logístico, mudança de localização dos centros de distribuição, alteração nos investimentos calculados para o futuro, necessidade de novas ações de marketing, periodicidade nos pedidos de matéria-prima e análise da capacidade do maquinário e da mão de obra.
Processos mais eficientes
A organização é uma das consequências mais positivas de uma previsão de demanda eficiente. Operações organizadas tendem a apresentar um número menor de falhas e estão menos sujeitas a acidentes. Com isso, fluem com facilidade, e o processo logístico como um todo ganha eficiência.
Redução de custos
Com o aumento da produtividade no fluxo de trabalho e a diminuição de retrabalho e desperdícios, o gestor consegue aplicar maneiras inteligentes de reduzir os custos, como a contratação adequada de funcionários e fornecedores, a otimização das frotas, o gerenciamento correto do estoque, entre outras.
Leia também: Entenda a relação entre blockchain e logística
Deixar um comentário