O impacto da tecnologia nas operações logísticas
A tecnologia está presente em nosso cotidiano de maneira tão intensa que é praticamente impossível imaginarmos a vida sem ela. Da mesma forma, o gerenciamento da cadeia logística sofre constantes otimizações possibilitadas por ferramentas, aplicativos e sistemas.
Modernizar a rotina é fundamental para que a empresa seja capaz de acompanhar as exigências do novo consumidor, que deseja que suas expectativas sejam superadas. Através de informações completas, rápidas e integradas, os gestores conseguem minimizar falhas e atrasos ao mesmo tempo que buscam soluções para oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente e se destacar no mercado.
Neste sentido, a área de Tecnologia da Informação (TI) cresce muito na logística, e seus impactos são sentidos em todas as etapas do processo, desde o planejamento logístico e o transporte até a logística reversa. Além de auxiliarem na coleta de dados relevantes para a tomada de decisões, os recursos simplificam o gerenciamento de atividades, aumentam a produtividade e agilidade das operações, oferecem maior segurança e, como consequência, geram economia financeira.
Vale ressaltar ainda que os benefícios da tecnologia para outros setores também afetam a logística. Os avanços em engenharia e informática, por exemplo, estão diretamente relacionados com o sucesso da cadeia de suprimentos, pois influenciam na qualidade dos veículos de transporte, nas condições das estradas e no relacionamento com fornecedores, entre outros aspectos.
Conheça alguns processos que são possibilitados pela tecnologia e como eles beneficiam os resultados logísticos:
Auxílio de softwares para gestão
Documentos, planilhas e informações em arquivos de papel dificultam o gerenciamento de atividades, aumentam as chances de falhas e ainda são prejudiciais ao meio ambiente. Os softwares de gestão trouxeram agilidade, eficiência e segurança no controle de informações mais confiáveis e precisas, assegurando sua utilização estratégica.
Para a gestão de frete, o software simplifica o cálculo e auxilia o gestor na identificação do frete com menor custo, ou seja, ajuda no gerenciamento das transportadoras. Já na administração do estoque, o sistema realiza a automatização dos processos, eliminando a necessidade de trabalhos manuais, diminuindo os índices de falhas e retrabalhos e ainda aumentando a segurança e confiabilidade das informações. No transporte, a tecnologia permite o acompanhamento das rotinas de recebimento, armazenagem, envio, emissão de documentos, gerenciamento de inventários, além do controle do giro dos materiais, trocas e devoluções, entre outras coisas.
Integração entre os processos
Uma das principais vantagens da tecnologia é a otimização do tempo possibilitada pela integração entre os sistemas sequenciados do ciclo de venda. Desta maneira, a comunicação acontece com fluidez ou mesmo em tempo real.
Rastreamento em tempo real
O rastreamento do transporte em tempo real possibilita a ágil tomada de decisão em caso de problemas, minimizando os prejuízos e aumentando as chances de soluções assertivas. Este controle simultâneo pode ser utilizado ainda para melhorar o relacionamento com os clientes, proporcionando a chance de acompanharem suas cargas ao vivo.
Além disso, a ferramenta pode sugerir mudança de rota para evitar congestionamentos, buscar alternativas de estacionamento ou caso haja alteração da ordem de entrega.
Segurança
O volume de informações estratégicas produzido pelo setor de logística das empresas diariamente é muito grande. Portanto, garantir a integridade e confidencialidade dos dados é extremamente importante. Com a tecnologia de cloud computing, grande parte das informações é armazenada em nuvens e hospedada em data centers altamente seguros. Desta forma, são minimizados os riscos de invasão nos sistemas da empresa, os danos causados, possíveis acidentes e falhas nos equipamentos.
Modernização de equipamentos
Assim como a tecnologia auxilia na administração, também é capaz de ampliar o nível de eficiência na produção. Equipamentos inovadores entregam resultados mais adequados a necessidades particulares.
Como exemplo, temos o desenvolvimento de caminhões mais leves, que consomem menos; sistemas integrados de códigos de barras para o estoque; a Internet das Coisas, que conecta diversos aparelhos à rede de computadores e permite maior controle; e novos meios de comunicação com os motoristas.
Leia também: Como melhorar o trabalho em um condomínio industrial
Deixar um comentário