12. novembro 2018

Entenda a importância do romaneio de carga ou packing list

Entenda a importância do romaneio de carga ou packing list

Organização e controle são indispensáveis para que as operações logísticas funcionem de forma eficiente. A gestão de transporte é um exemplo de etapa logística que lida com um grande volume de informações diariamente e precisa adotar medidas que facilitem o monitoramento das mercadorias, como é o caso do romaneio de carga.

Também conhecido como packing list, o romaneio é um documento utilizado tanto no embarque quanto no desembarque que contém as principais informações sobre os produtos transportados. Seu principal objetivo é facilitar a fiscalização, identificação e localização de qualquer mercadoria embalada em um lote.

Quais informações incluir no romaneio

Não existe uma regra ou modelo padrão para a listagem dos produtos no romaneio, estas informações podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Em linhas gerais, todos os dados que precisam ser acompanhados para a realização de um controle completo devem ser incluídos no documento, fazendo com que qualquer informação relevante para o transporte seja encontrada com facilidade.

A listagem contém uma relação com os volumes enviados e a descrição detalhada do conteúdo. São exemplos: notas fiscais a serem enviadas, quantidade total de embalagens, marcação dos volumes, identificação única de cada pedido, tipo de embalagem utilizada para transporte (caixa de papelão, de plástico, de madeira, pallets, entre outras), peso, dimensões e volume da carga.

A criação do documento é simples e pode ser feita em planilhas básicas. Entretanto, uma maneira mais ágil e certeira de realizar o processo é por meio de um sistema de integração com as demais etapas do transporte, que possibilita sua automatização. Assim, os dados são coletados sem dificuldades e o trabalho é otimizado, reduzindo o índice de erros e o tempo investido e mantendo a produtividade.

Benefícios do packing list

Entenda a importância do romaneio de carga ou packing list - Portal IC

A existência de um romaneio detalhado e com as devidas informações agiliza a conferência das cargas e facilita a fiscalização no embarque e desembarque. Desta forma, erros na entrega podem ser prevenidos e até mesmo roubos ou furtos identificados, aumentando a confiabilidade do transporte.

Como prevenção, algumas empresas adotam a emissão de duas vias do documento, sendo que uma é assinada pelo motorista e fica arquivada, enquanto a outra segue viagem para que ele possa consultar as informações dos produtos e garantir que a entrega ocorra conforme o planejado.

Além disso, em caso de acidentes, roubos ou furtos na estrada, é comum que a seguradora solicite uma cópia do romaneio de entrega para avaliar os itens extraviados e poder realizar a indenização.

Todos estes fatores resultam em redução de custos, maior qualidade do serviço de transporte e melhor experiência de compra oferecida ao consumidor, auxiliando na construção de uma imagem positiva da empresa no mercado e destacando-a da concorrência.

Obrigatoriedade do documento

A legislação brasileira atual não exige a emissão do romaneio de cargas para todas as empresas, utilizando os termos “quando aplicável” para descrever a obrigatoriedade de seu uso. Esse documento é regido pelo Regulamento Aduaneiro e Instrução Normativa SRF 680.

Portando, é recomendada sua utilização em situações em que a emissão é costumeira, como no desembaraço da mercadoria, na Declaração de Importação e em outros documentos de instrução da Declaração Aduaneira, sendo aplicável multa pela não apresentação do documento no último caso.

Leia também: Dicas para aprimorar seu planejamento de rotas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário