Dropshipping: o que é e quais são suas características
O dropshipping é um modelo de negócios voltado para quando uma loja realiza a venda dos produtos, mas delega a entrega e o controle de estoque para outra empresa. Esse termo é uma junção das palavras em inglês “drop” (soltar, largar) e “shipping” (entrega, envio), ou seja, pode-se afirmar que o vendedor deixa a remessa por conta de outros.
Essa técnica funciona por meio de três passos:
- Cliente compra um produto no site
- Loja virtual aciona o fornecedor
- Fornecedor envia o produto para o cliente.
As vantagens desse modelo de negócio são muitas. Os fornecedores, por exemplo, vendem os seus produtos sem se preocupar com o marketing, pois acabam utilizando indiretamente a imagem da loja virtual. Já os vendedores conseguem fazer uma seleção qualitativa dos seus fornecedores e às vezes até formar parcerias. Entenda a seguir algumas vantagens do dropshipping.
Sem necessidade de estoque
Com o dropshipping, as lojas não precisam manter estoque físico, depósitos e infraestrutura para o armazenamento dos produtos. Também não existe o risco de manter o estoque parado, pois só é pago por aquilo que vende.
Variedade de produtos
Um dos aspectos positivos de não estocar as mercadorias é que consequentemente, a variedade de produtos disponíveis nas lojas aumenta. Você pode oferecer vários modelos do mesmo item, por exemplo, jogos de xadrez pequenos, grandes e temáticos. Com isso as opções para os consumidores são diversificadas, o público é ampliado e consegue-se fidelizar os clientes.
Melhor presença regional
O Brasil possui dimensão continental e, dependendo do destino, a entrega do produto pode ser cara e demorada. O intuito deste modelo de negócios é que os lojistas possam encontrar fornecedores mais estratégicos,perto dos destinos, contribuindo para a presença regional da marca, além de tornar as entregas mais rápidas, oferecendo preços mais acessíveis de frete.
Redução de despesas
A redução da estrutura de estoque e a otimização da logística dos fretes permite reduzir os custos fixos que a empresa normalmente possui, aumentando o lucro para o vendedor.
Maior flexibilidade
O dropshipping pode contribuir para o crescimento de quem está no início dos negócios, principalmente e-commerces nacionais que atendem a todo o país. Também pode-se aumentar a superfície de atuação da loja virtual com fornecedores parceiros.
A modalidade dropshipping é muito utilizada em lojas como Amazon, Ponto Frio, Lojas Americanas e outros grandes nomes do comércio, e segue basicamente três regras:
- O envio de qualquer tipo de divulgação dos fornecedores, como logotipo, não é permitido
- O lojista não é dono do estoque e a partir do momento que o envio do produto para o estoque (fornecedor) acontece, ele não possui mais obrigação de ter contato com a mercadoria do cliente
- O lucro da venda acontece na diferença do preço da mercadoria, mais o frete e o que o lojista cobra para o cliente
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