Conheça as etapas de uma logística de distribuição adequada
A logística de distribuição de mercadorias é um dos setores responsáveis por garantir que a mercadoria correta chegue até o cliente no prazo e local previamente estabelecidos. Para isso, abrange tanto atividades operacionais como estratégicas, englobando todo o planejamento da movimentação de itens a partir da finalização da produção até a entrega no destino.
Assim como a pontualidade na entrega é um fator decisivo para a satisfação do cliente, o valor do frete também influencia sua decisão de compra. Portanto, é fundamental que haja a otimização das operações, possibilitando a execução de processos eficientes pelo menor custo. Dessa maneira, a demanda tende a ser maior e a lucratividade do negócio aumenta.
Conheça a seguir quais são as etapas da logística de distribuição e sua importância para os resultados.
Administração de transporte
A administração de transporte é a base para qualquer tomada de decisão referente à movimentação de cargas. Nesta etapa, é realizada a análise completa de custos e decide-se qual é o modal de transporte mais ágil e se ele será interno ou terceirizado. No caso da contratação de uma transportadora, são necessárias diversas negociações para encontrar a proposta mais vantajosa, bem como o acompanhamento dos serviços para garantir sua execução.
A partir destas escolhas, o cálculo das tarifas de frete cobradas dos clientes é calculado, levando em consideração as regiões de entrega, o fluxo de vendas, a situação do mercado e a lucratividade.
Conferência de cargas
Realizada a expedição, última etapa no centro de distribuição, é o momento de conferir a quantidade, o tipo e as condições das embalagens nas cargas despachadas. Ferramentas como leitores de código de barras agilizam a atividade e oferecem maior segurança nos resultados. Durante o trajeto, a rastreabilidade dos materiais também contribui para a máxima qualidade da entrega
Erros nesta etapa podem acarretar devoluções, descontentamento e até desistência da compra, causando prejuízos tanto para o distribuidor quanto para o varejista. No caso de alimentos perecíveis, por exemplo, o tempo que o item leva para ser devolvido consome o prazo de validade, aumentando as chances de perda.
Controle de fretes
O controle de frete é o processo que verifica a eficiência de atividades como a expedição dos produtos e a execução da frota, além de conferir se o dimensionamento da carga está de acordo com o veículo e se seleção do modal de transporte realmente foi assertiva.
O controle acontece também no ciclo de contratação de transportes, incluindo a cotação e negociação das tabelas e o pagamento pelo serviço. Com este monitoramento, a empresa otimiza diversas atividades, ganhando agilidade e comandando com maior conhecimento os setores financeiros e de qualidade.
Monitoramento e análise de indicadores de desempenho
Problemas e gargalos nos processos podem ser identificados por meio do monitoramento e análise dos indicadores de desempenho, ou KPIs, que medem o nível de produtividade. Portanto, esta é uma das etapas mais importantes da logística de distribuição, já que previne e minimiza prejuízos.
Alguns dados comuns são: tempo em trânsito, devoluções, exatidão das notas de transporte e pontualidade das entregas, e devem refletir a estratégia e meta estabelecidas no planejamento. Assim, além de facilitar o trabalho dos gestores, as informações servem de suporte para importantes tomadas de decisão, possibilitando que falhas sejam contornadas antes que causem danos mais sérios.
Roteirização de entregas
Assim como qualquer operação dentro de uma empresa, o transporte exige um planejamento bem executado para que possa equilibrar custos, qualidade e agilidade no resultado. O trajeto é um fator que interfere muito na eficiência da distribuição, portanto é indicado o investimento em instrumentos tecnológicos, geográficos e de navegação que façam a roteirização das entregas.
Essas ferramentas inteligentes identificam as melhores opções de trajetos e, dessa forma, auxiliam a empresa no atendimento de mais clientes em menos tempo, minimizando os custos com combustível e manutenção de veículos, por exemplo, sem comprometer a qualidade.
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