Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor tem sido transformado pelos avanços da tecnologia e a popularização da internet. Agilidade e transparência são algumas das características esperadas em uma empresa, precisamente no transporte de mercadorias, exigindo que esteja preparada para desenvolver uma logística de distribuição condizente com as necessidades do seu público.
Formada por diversas etapas — administração de transporte, conferência de cargas, controle de frete, monitoramento e roteirização das entregas —, a logística de distribuição é responsável pela pontualidade na entrega, sendo que sua eficiência interfere ainda no valor de frete. Portanto, otimizar este processo é imprescindível para que a empresa se destaque no mercado.
Confira a seguir cinco dicas para a realização de uma logística de distribuição mais eficiente.
Invista em sistemas de gestão
A tecnologia trouxe benefícios valiosíssimos para o setor logístico, proporcionando maior assertividade das informações, automatizando tarefas e possibilitando um gerenciamento mais eficaz. A utilização de softwares de gestão poupa tempo da equipe, que pode se concentrar em funções menos operacionais e mais estratégicas, contribuindo para a eficiência da distribuição.
Estes sistemas facilitam a coleta de dados que serve como base para uma análise de resultados completa. Desta forma, o controle da qualidade, agilidade e precisão de cada uma das etapas da cadeia é simplificado.
Realize previsões de demanda
A previsão de demanda tem o objetivo de antecipar as necessidades do negócio para que, além de haver um equilíbrio no volume de produtos disponíveis no centro de distribuição, as atividades relacionadas ao transporte estejam preparadas para atender a demanda.
Para isso, busca-se compreender as carências da cadeia de suprimentos com base em fatores como o desempenho da economia, histórico de vendas e concorrência, além de questões pontuais, como sazonalidade e promoções, evitando suposições.
Monitore o desempenho logístico
Apenas a partir do acompanhamento dos resultados e sua comparação com as metas estipuladas no planejamento inicial é possível identificar melhorias, prevenir falhas ou agir com rapidez para a solução de problemas. O monitoramento frequente dos KPIs (índices de desempenho) fornece tanto uma visão do ambiente interno como do mercado externo, permitindo a reflexão sobre as estratégias adotadas.
No caso da logística de distribuição, alguns KPIs comuns são: pontualidade das entregas, tempo em trânsito, volume de devoluções, exatidão das notas de transporte e feedbacks dos clientes.
Aprimore o nível de serviço
Por mais que a qualidade do produto comercializado seja superior à concorrência e a entrega aconteça dentro do prazo e condições previstas, o cliente não estará totalmente satisfeito se o atendimento não acompanhar o nível de excelência. O relacionamento construído com o consumidor e a imagem que a empresa projeta para o mercado têm profundo impacto nos resultados.
Portanto, é fundamental que a empresa invista na qualidade do serviço prestado, assim como em melhorias que garantam o bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores.
Estabelecer e manter boas parcerias
A logística de distribuição é um processo extremamente complexo, fazendo com que boas parcerias sejam fundamentais para que as empresas consigam o melhor resultado em todas as etapas.
Contar com uma sólida base de parceiros, de fornecedores à transportadoras, pode fortalecer muito as operações logísticas de uma empresa, o que transparece no resultado oferecido ao consumidor.
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