Como aumentar a área de estocagem dos galpões logísticos?
Os galpões logísticos caracterizam-se pela amplitude de espaço. Entretanto, existem diversos detalhes que influenciam na qualidade do fluxo logístico: a forma como a área de estocagem é organizada, equipamentos, layouts, empilhamento, etc.
No setor, a habilidade de adaptar o tamanho das operações de acordo com a demanda é muito solicitada, aliada a fatores como integridade e segurança.
Pensando nesses aspectos, separamos algumas estratégias de estocagem para otimizar o espaço em galpões.
Layout
O layout é muito importante no processo de estocagem. Assim, você precisa conhecer todo o espaço para entender suas áreas e peculiaridades, e planejar o fluxo da logística pensando em quais alternativas reduzirão o tempo de trabalho.
A área de expedição, por exemplo, precisa ser vista como uma porta estratégica, para criar distâncias favoráveis à rotina de fluxo do estoque.
Lembre-se que para estocar conforme as necessidades da companhia devem-se respeitar as características dos itens armazenados. Um bom gestor busca garantir que os produtos estejam recebendo cuidados específicos quanto a fatores como ventilação, umidade e temperatura.
Em termos de logística, os melhores resultados surgem quando o layout do centro de distribuição ou armazém é visto como oportunidade.
Largura dos corredores
O sistema Very Narrow Aisle – VNA (corredores estreitos) permite um aproveitamento do espaço 40% a 50% superior ao tradicional para o estoque de mercadorias. A capacidade de expandir a densidade de contenção, sem comprometer a seletividade, é a maior vantagem do VNA.
Para que funcione perfeitamente, as etapas necessitam ser bem planejadas, evitando imprevistos.
Existem três opções no mercado voltadas para o sistema VNA: as empilhadeiras de mastro retrátil e pantográficas, as empilhadeiras trilaterais e as selecionadoras de pedidos.
Para que o movimento das empilhadeiras seja favorecido, uma alternativa é utilizar um sistema de trilhos fixos. No VNA, a empilhadeira se movimenta somente para frente e para trás.
Pé-direito alto
O volume da estocagem depende da altura do pé-direito (distância entre o piso e o teto) e da área. De maneira geral, uma altura entre 6,5 e 12 metros livres de pé-direito permitirá acomodar melhor as mercadorias e porta-pallets.
Além disso, há melhor ventilação e visão das operações, caso contrário, a dispersão térmica fica enfraquecida e resulta em um ambiente abafado.
Iluminação
A iluminação do galpão precisa ser estratégica, permitindo encontrar os materiais rapidamente e evitar desorganização e acidentes de trabalho. Uma alternativa vantajosa, que pode proporcionar resultados melhores e um espaço mais agradável, é aumentar a entrada de luz natural por meio de telhas translúcidas.
O Portal IC possui 5 alternativas de condomínios industriais, corporativos e logísticos de alto padrão, que oferecem qualidade construtiva e localização privilegiada. Todos os empreendimentos se destacam pelo constante cuidado com a manutenção, bem como pelos investimentos em segurança, bem-estar, soluções eficientes e infraestruturas consolidadas.
Leia também: Dicas para controlar melhor o fluxo de entrada e saída de materiais
Deixar um comentário