20. março 2019

Cultura organizacional: crie um ambiente de trabalho motivador

Cultura organizacional: crie um ambiente de trabalho motivador

Um dos bens mais preciosos de uma empresa é seu capital humano. Negócios são feitos por pessoas para pessoas, e a maneira como os colaboradores se sentem em sua rotina profissional, o nível de motivação que os acompanha em suas atividades e sua compatibilidade com os valores da instituição refletem nos resultados que geram e na forma como tratam os clientes.

A cultura organizacional serve justamente para fazer com que os funcionários se sintam parte de um objetivo que vai muito além da lucratividade, incentivando-os a crescer junto com a organização e criando um ambiente saudável onde o bem-estar de cada um é valorizado. Desta forma, é possível explorar todo o potencial da equipe, reter grandes talentos e colher os frutos positivos gerados por uma atmosfera estimulante.

A cultura organizacional é constantemente influenciada por cada membro que entra ou sai do time, mas para que ela não se perca durante o crescimento do negócio, é fundamental que haja um trabalho contínuo e com a participação direta dos fundadores e pessoas mais influentes, que esclareça o caminho ideal a ser seguido.

O que é cultura organizacional

Assim como qualquer cultura, a organizacional é resultado da interação entre pessoas em um ambiente e como ele evolui a partir deste convívio. O conceito é uma diretriz que orienta o comportamento e a mentalidade de seus membros, englobando hábitos, valores, políticas e princípios da rotina empresarial alinhados com a maneira com que a instituição optou por conduzir seus negócios.

Geralmente, a cultura organizacional é formada pela mentalidade dos fundadores, com base na visão que tinham quando idealizaram o projeto, quais os atributos que o tornam único no mercado e qual é o grande propósito do negócio. Portanto, a liderança exerce papel de extrema importância no fortalecimento da cultura organizacional, sendo fundamental que as pessoas mais influentes alinhem os valores adotados na prática e sirvam como referência para os demais membros da equipe.

Aplicar esforços para comunicar com clareza a cultura da instituição significa assegurar consistência durante seu crescimento, evitando que os valores que a fizeram chegar aonde está sejam desconstruídos.

Este conjunto de diretrizes é decisivo para o padrão de desempenho das equipes e o engajamento nas atividades diárias, pois cada empresa tem uma dinâmica única que determina o comportamento dos colaboradores e pode influenciar em seu sucesso.

Como fortalecer a cultura organizacional

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O primeiro passo é definir os três pilares que traduzem a essência da empresa, ou seja, a missão, a visão e os valores. Muitas organizações já contam com essas informações na área institucional do site ou mesmo emolduradas na parede do escritório, mas muito além de frases bonitas, é preciso que elas sejam uma verdade para os que ali trabalham.

É importante que os colaboradores compreendam qual é a causa que move o negócio, seus objetivos a curto, médio e longo prazo e os valores que permitirão que o caminho seja traçado com sucesso. O compartilhamento desses ideais ajudará a criar um sentimento de pertencimento na equipe, além de permitir que esta seja motivada pelo mesmo entusiasmo e convicção que levaram à criação da organização.

Reforçar o discurso e comunicar as mensagens-chave da organização frequentemente é o que mantém a cultura organizacional viva no agitado cotidiano profissional. Para isso, é indicado investir em treinamentos internos, desenvolver a liderança, recompensar os colaboradores a cada objetivo atingido, organizar reuniões regulares para apresentar feedbacks e ouvir opiniões e contratar pessoas que se identifiquem com a cultura adotada.

Além disso, é importante explorar as opções de ferramentas de comunicação interna, como intranet, periódicos, TVs corporativas e murais, para disseminar os ideais e torná-los acessíveis a todos, desde o CEO ao estagiário.

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