Aprenda o que é presenteísmo e saiba como evitá-lo em sua empresa
Para que o desempenho de qualquer empresa seja satisfatório, é essencial a valorização de seus colaboradores. Com gestores que impulsionam o desenvolvimento da equipe, um ambiente profissional agradável e condições adequadas de trabalho, problemas como o presenteísmo são evitados.
Entenda a definição desse conceito tão comum no cotidiano profissional, saiba como identificá-lo em seu time e previna as situações negativas causadas pelo presenteísmo.
O que é presenteísmo e quais suas consequências
O presenteísmo é definido pela falta de concentração, dedicação e disposição necessárias para enfrentar os desafios da rotina profissional. É como se, mesmo presente fisicamente, o colaborador estivesse distante.
Diferente do absenteísmo, que é a ausência injustificada na empresa, o funcionário frequenta o espaço de trabalho com a frequência esperada e cumpre os horários. Porém, não há comprometimento com a produtividade, o que causa acúmulo de tarefas, erros constantes e redução da qualidade esperada para os resultados.
Nesses casos, é comum que o funcionário trabalhe em “modo automático” durante todo o expediente, sem se envolver de fato nas atividades, demonstrando falta de interesse e se preocupando apenas com o momento de ir embora. Reuniões improdutivas e discussões redundantes também são sinais de presenteísmo.
A baixa produtividade gera um desgaste físico e mental para o colaborador, assim como prejuízo para a empresa, que não consegue absorver o máximo da capacidade da equipe e, uma vez que o cliente se depara com a ausência de compromisso, pode ter sua credibilidade comprometida.
Como evitar o presenteísmo na sua empresa
Um colaborador desmotivado pode influenciar o desempenho de toda a equipe. Por isso, é muito importante que os líderes, em conjunto com o departamento de Recurso Humanos, sejam capazes de identificar os comportamentos característicos do presenteísmo e agir para contornar a situação. Resumidamente, promover o bem-estar coletivo e estimular os objetivos profissionais, e até mesmo pessoais, dos colaboradores são as medidas indicadas.
Oferecer feedbacks construtivos e deixar clara a importância do colaborador para o sucesso da empresa e a satisfação de seus clientes é uma maneira de mostrar a ele o sentido de sua função. Ao perceberem o significado de seu trabalho, as pessoas se conectam com as atividades mais facilmente e se sentem motivadas.
Uma rotina sobrecarregada também pode causar frustração, estresse e desânimo, sentimentos relacionados ao presenteísmo. Para evitar que isso ocorra, o gestor deve atribuir funções condizentes com as habilidades de cada trabalhador e certificar-se de que as metas são possíveis.
Outras estratégias motivacionais são: criação de metas e programas de recompensa; realização de treinamentos, workshops e eventos de integração; fortalecimento da comunicação interna; investimento em benefícios relacionados à saúde física e mental e preocupação com a ergonomia e segurança no ambiente de trabalho.
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