6 livros sobre logística para aperfeiçoar seu conhecimento
Apesar de ser uma fonte de desenvolvimento da criatividade, a leitura oferece inúmeros outros benefícios à vida daqueles que não vivem sem a invenção de Gutemberg. Com os livros, por exemplo, é possível conquistar um melhor desempenho profissional, inclusive na área de logística. Por isso, confira 6 obras que podem aperfeiçoar seu conhecimento no setor.
Administração da produção e operações
Publicado pela primeira vez em 1993, o livro foi escrito pelo engenheiro químico Daniel Augusto Moreira, professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Universitário Nove de Julho.
A obra reúne aproximadamente 200 tarefas resolvidas, com temas que abordam desde a evolução histórica da gestão de produção e operações até técnicas da previsão. Apesar do conteúdo ser bastante específico do setor, o material tem uma linguagem bastante didática, funcionando como uma ótima forma de aprendizado.
Logística integrada: modelo de gestão
Códigos de barras e Electronic Data Interchange (EDI) são algumas ferramentas abordadas por Osmar Coronado nesta publicação de 2007 da editora Atlas. O livro é pioneiro do ponto de vista de um modelo de gestão contábil e oferece ao leitor um modelo de formação de preço e planejamento de resultados.
Um ponto importante sobre a obra é que apresenta, também, um guia para consulta de ferramentas, pensado especificamente para os profissionais da cadeia de suprimentos.
Gestão logística de cadeia de suprimentos
A integração da logística com a gestão do relacionamento com os clientes é um ponto indispensável para líderes do setor em grandes empresas. Por isso, o livro de autoria de Donald Bowersox e outros grandes nomes da logística internacional é indispensável para quem deseja aprimorar-se nessa área. A publicação também destaca temas como gestão de estoques, cadeias de suprimentos globais e transportes.
Logística reversa: meio ambiente e competitividade
O livro de Paulo Roberto Leite apresenta os canais de distribuição reversos e os processos de logística de pós-consumo e pós-venda, instigando um debate acerca dos impactos econômicos da movimentação física, preocupações ambientais e responsabilidade social. A importância deste diálogo não é à toa: de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses.
Transporte e modais: com suporte de TI e SI
Avião, caminhão ou navio: são inúmeros os modais que podem ser utilizados pelas empresas de logística. Por isso, é imprescindível atualizar-se quanto às integrações entre os sistemas de transporte.
O livro de Edelvino Razzolini Filho fala sobre esses elementos e sua interdependência nas atividades que promovem o fluxo de produtos e serviços. Além disso, o autor oferece ao leitor um panorama histórico sobre o assunto.
Logística na cadeia de suprimentos: uma perspectiva global
Exemplificando com inúmeros exemplos reais, David Taylor aborda as diversas complexidades das cadeias de suprimentos. O autor se baseia em uma linguagem gerencial e diversas figuras são utilizadas para ilustrar situações, sendo um guia mais acessível para os leitores. Na obra, a modelagem de cadeias de suprimentos e gestão do desempenho são os assuntos protagonistas.
Leia também: 5 diferenciais estruturais de galpões de alto padrão que beneficiam sua empresa
Deixar um comentário