Logística internacional e seus desafios
A logística internacional tem sido muito discutida atualmente no país. Isso porque a demanda por mais espaços de atuação é muito grande, já que o Brasil é um dos mais importadores e exportadores do mundo.
Quer saber mais sobre isso? Confira neste post quais são os principais desafios da logística internacional.
Baixo investimento
No Brasil, o maior desafio enfrentado é a falta de investimento nos portos, o que impede o crescimento do país nas áreas de exportação. Apesar de existirem obras em andamento, a lentidão e os atrasos das construções tira o Brasil do foco das projeções.
Falta de conhecimento
Sem conhecimento específico das legislações de importação e exportação, empresas podem acabar tendo prejuízo. É em parte isso que impede os brasileiros de investir na logística internacional, pois cada país tem suas leis e regras que precisam ser estudadas em cursos, palestras, parcerias, etc.
Monitoramento e controle
Como consequência da falta de conhecimento, é menor o nível de monitoramento e controle das mercadorias que saem e chegam. Além disso, o investimento nesta etapa é fundamental para garantir o transporte adequado dos produtos e diminuir os riscos de troca ou contrabando.
Maior acessibilidade
Infelizmente, o Brasil ainda não usufrui de toda a acessibilidade da logística internacional. Mas, à medida que os outros desafios forem superados, será mais fácil assegurar acesso a outros mercados, redução de custos, aumento de importação, troca por equipamentos mais modernos e outras melhorias.
Leia também: Tendências do setor de logística para o próximo ano
Deixar um comentário