Frete grátis: a necessidade de uma logística inteligente para a conquista de mercado
A logística exerce papel fundamental para o sucesso de e-commerces. Neste tipo de comércio, é gerada uma alta expectativa por parte do cliente em relação ao tempo e à qualidade da entrega. Além disso, o valor do frete é um dos principais motivos de desistência de compra, sendo fundamental um planejamento logístico que otimize todas as operações.
Diante da dificuldade de fidelização do cliente causada pela concorrência acirrada, estratégias como o frete grátis ajudam a conquistar seu interesse e motivá-lo a colocar mais itens no carrinho, tornando-se fator decisivo na decisão de consumo. De acordo com uma pesquisa da ComScore, a isenção do frete é um dos principais motivadores da divulgação boca a boca, conduzindo a decisão de 84% dos entrevistados.
Porém, o transporte de cargas é uma etapa dispendiosa para a empresa e seu custo precisa ser absorvido de alguma forma. Para isso, é imprescindível realizar uma gestão de frete eficiente, com cálculos corretos, análises de vendas, revisão de prazos e regras de entrega e monitoramento constante dos indicadores relacionados.
Por que oferecer frete grátis?
O frete grátis é uma estratégia que exige uma profunda análise do momento da empresa e do mercado antes de ser implementada. Em algumas situações, ela pode oferecer vantagem competitiva, resultando no aumento das vendas e, por consequência, da lucratividade.
Em casos em que há grande volume de produtos estagnados, devido à sazonalidade do negócio ou instabilidade do mercado, a isenção da taxa de entrega pode auxiliar no giro destas mercadorias, evitando desperdícios.
Ao se diferenciar dos concorrentes pela oferta do frete grátis, é possível ainda que sua marca atraia o interesse de novos consumidores, que ao terem uma experiência positiva com o delivery e serem encantados pelos produtos, tendem a consumir mais vezes e recomendar o negócio.
Como isentar o frete do cliente sem perder a lucratividade
Antes de oferecer qualquer tipo de desconto ou bônus, é preciso ter um planejamento financeiro detalhado que comprove a viabilidade da ação. O volume de vendas, o ticket médio da empresa, os juros negociados e os valores investidos com as soluções de logística são informações valiosas para qualquer tomada de decisão estratégica.
Em muitos casos, os e-commerces optam por incluir o frete no valor do produto e utilizar gatilhos mentais na divulgação para atrair a atenção do consumidor e causar uma ilusão de desconto. Porém, este tipo de tática não oferece vantagem competitiva, já que ainda assim existirão concorrentes oferecendo preços mais atrativos no mercado.
A principal ideia de isentar a cobrança de entrega é compensar em volume. Quanto mais atrativa for a oferta, maior será a demanda. Mas para que esta teoria funcione na prática, é fundamental a compreensão de todos os fatores que podem interferir nos resultados, internos e externos.
O indicado então é identificar oportunidades e situações específicas em que a isenção do valor da entrega pode, de fato, trazer benefícios para o negócio. Confira os principais casos:
Por região
O frete pode ser gratuito para regiões próximas ao estoque e com maior volume de vendas, já que é possível otimizar as operações com mais facilidade e segurança e o tempo de deslocamento é menor.
Por sazonalidade
Dependendo das características do produto e do volume de vendas, o frete grátis pode ser utilizado tanto para atrair o interesse para produtos parados em estoque quanto para se destacar em momentos de muita procura, já que com uma quantidade maior de entregas, há oportunidade de maior ocupação do veículo entregador, o que diminui os custos.
Para clientes assíduos
Se o cliente realiza compras frequentes e se mostra fiel à marca, valorizar este relacionamento fará com que ele se sinta especial e sua empresa siga entre suas preferências. A fidelização é algo raro no mercado online, por isso estratégias de retenção são altamente indicadas, entre elas o frete grátis.
Para itens selecionados
Produtos mais leves, regionais, de fácil distribuição ou que geram uma alta margem de lucro permitem a adoção da política de frete grátis sem comprometer a lucratividade do negócio. Estudar o portfólio e identificar este tipo de oportunidade pode ser a porta de entrada para que o comprador conheça também os demais itens ofertados.
Para trazer o cliente de volta
Oferecer frete grátis para consumidores que já realizaram compras na sua loja e conhecem o serviço é uma excelente forma de fazer com que se sintam importantes e incentivar novas aquisições. Uma sugestão é disponibilizar um cupom de frete grátis depois de uma compra, para que a próxima tenha o benefício.
Oferecer outras formas de envio
Mesmo que o frete não seja gratuito, é importante oferecer diferentes valores e prazos de entrega para que o comprador possa escolher a mais adequada para sua situação. Pesquise transportadoras e considere a possibilidade de motoboy ou bicicleta, de acordo as condições. Além disso, proponha parcerias com empresas que dividem a malha de distribuição com você, afinal, ambas podem ser beneficiadas.
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