O que é intralogística?
A logística é comumente associada a transporte e atividades externas, como o gerenciamento de frotas e a entrega de produtos. Apesar de haver uma relação, esta concepção é incompleta e não condiz com a complexidade do setor. A intralogística surge então para valorizar a rotina empresarial interna, responsabilizando-se pela movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris, centros de distribuição e galpões.
O que é intralogística
Conhecida também como logística in house, a intrologística gerencia, otimiza e automatiza todo o fluxo de armazenagem de materiais, produtos acabados e matérias-primas que uma empresa possui em seu estoque e nos centros de distribuição, integrando os processos operacionais com sistemas de geração e armazenamento de dados.
Etapa extremamente importante para o aumento da produtividade, a automação do manuseio de materiais garante o bom funcionamento de cada um dos processos e, logo, contribui para que a empresa ganhe competitividade e conquiste um espaço sólido no mercado.
Como a intralogística funciona
A intralogística diz respeito ao planejamento detalhado de atividades como o recebimento e armazenamento de materiais, o abastecimento das linhas de produção e o deslocamento de produtos, insumos e peças entre as linhas de produção.
Esta análise constante das operações é realizada por meio de softwares de processamento de informações, que facilitam o controle de desempenho e eficiência dos processos logísticos internos, melhoram o atendimento e permitem que os gestores utilizem de forma assertiva os recursos de mão de obra e equipamentos disponíveis.
Mas além da aplicação de ferramentas tecnológicas, a intralogística também busca orientar os colaboradores para que desenvolvam com segurança e eficiências as tarefas relacionadas ao recebimento, coleta e envio de mercadorias, armazenamento, embalagem e classificação dos produtos.
Importância da intralogística
O grande intuito da infralogística é viabilizar o funcionamento ideal da distribuição interna dos insumos, alinhando os fluxos de materiais e informações e, assim, garantindo a fluidez dos processos.
A identificação de falhas, problemas e até oportunidades de melhoria é facilitada quando há o acompanhamento próximo da rotina de trabalho. Isso faz com que a estrutura física da empresa seja aproveitada de forma mais inteligente e os investimentos sejam maximizados.
Desta forma, a empresa ganha produtividade, organização e rentabilidade, o que também resulta em melhores condições de trabalho para os colaboradores e reflete na qualidade do produto final.
Leia também: Aumente a produtividade de suas reuniões
2 Comentários
Edson Fernando Rodrigues
maio 02, 05 2019 11:53:59Parabéns, boas matérias.
admin
maio 02, 05 2019 05:47:33Muito obrigado, Edson! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando o Blog do Portal IC para conferir novos conteúdos.