SKU: utilize a ferramenta para controlar melhor o estoque
Os profissionais da logística lidam diariamente com um volume muito grande de itens e dados. Buscando facilitar a organização no setor e agilizar os processos dentro do centro de distribuição, criou-se um código de identificação simples e intuitivo: o SKU (Stock Keeping Unit), que em português significa Unidade de Manutenção de Estoque.
Trata-se de uma codificação única para cada tipo de produto, permitindo que qualquer membro da equipe possa localizar e identificar manualmente os itens armazenados. Dessa forma, os processos de gestão de estoque, conferência de devoluções e reparo de possíveis falhas se tornam mais simples e ágeis.
Podem fazer parte do SKU referências a especificações como forma, cor, tamanho, marca, material, embalagem, entre outras que a empresa julgar relevante. Cada código diferente representa uma categoria de produtos, com suas características particulares.
SKU X Código de barras
Assim como os SKUs, o código de barras auxilia na identificação de itens. No entanto, a principal diferença é a facilidade de leitura, já que o código de barras exige um leitor eletrônico e o SKU pode ser compreendidoapenas seguindo a ordem lógica estipulada pela empresa.
Outra vantagem da Unidade de Manutenção de Estoque é sua individualidade. A companhia pode criar uma combinação que apenas ela é capaz de identificar, visto que não existem regras a respeito.
Por exemplo, uma loja que comercializa roupas poderia estipular o SKU JJMM para uma jaqueta jeans masculina no tamanho M. Com o cadastro organizado dos códigos nos sistemas de controle, catálogos online e rastreamento, os colaboradores conseguem gerenciar a entrada e saída de produtos com facilidade.
Importância
Um sistema de classificação que permite a leitura instantânea pela equipe logística agiliza a verificação de informações, prevenindo erros na entrega e otimizando o trabalho. Em e-commerces, o SKU também pode ser integrado facilmente com diversos sistemas de gestão populares.
Sendo assim, os códigos personalizados auxiliam nas análises de estoque, contribuindo para o reconhecimento dos produtos de maior e menor giro e para a visualização do histórico de vendas.
Este aumento da agilidade e qualidade na localização dos itens impacta os resultados logísticos em geral, diminuindo significativamente as margens de erro e permitindo a otimização das operações.
Leia também: Reduza perdas no estoque com estas dicas
Deixar um comentário