Reduza perdas no estoque com estas dicas
As perdas no estoque podem acontecer em qualquer momento da operação, desde o recebimento e armazenagem até a entrega ao consumidor final. Porém, com uma gestão bem ajustada e alguns cuidados, é possível reduzi-las, para eliminar prejuízos e garantir melhores retornos sobre os investimentos.
Armazenagem
Muitas empresas não fazem o armazenamento de seus produtos de forma adequada, o que compromete a integridade física das mercadorias e dificulta o manuseio e a visualização.
Para facilitar a rotina, o ideal é que os produtos sejam armazenados em um espaço organizado, limpo, com boa iluminação e ventilação, características encontradas nos galpões industriais do Portal IC. Estes oferecem iluminação natural com telhas translúcidas e ventilação natural com venezianas e lanternim, e podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio.
Recebimento
Este costuma ser um dos momentos mais críticos na gestão de estoque, e exige a máxima atenção dos funcionários. As mercadorias devem ser cuidadosamente inspecionadas, para checar as datas de validade e verificar se estão de acordo com as especificações do fornecedor. É importante ainda que, no caso do recebimento de vários produtos ao mesmo tempo, se priorize os que exigem temperatura e condicionamento específicos.
Segurança
Por contarem com itens de alto valor, os estoques das empresas são muito visados e, caso não sejam devidamente protegidos, estão sujeitos a furtos e roubos. Ao instalar o seu negócio em um galpão do Portal IC, você aumenta a segurança das mercadorias. Os condomínios logísticos dispõem de portaria blindada, controle na entrada e saída de pessoas e vigilância 24 horas.
Software
Existe no mercado uma grande variedade de softwares voltados para o controle de estoque, e adotar um deles é fundamental para otimizar tempo e recursos. Desta forma, evitam-se compras desnecessárias, bem como a falta de mercadorias.
Inventário
Normalmente, as empresas realizam apenas o inventário geral, feito uma vez ao ano. Mas para reduzir perdas no estoque e adotar uma cultura de gestão organizada, é interessante que eles aconteçam com mais frequência, mensal ou até semanalmente, dependendo do volume de produtos. Assim, a identificação de problemas se torna mais rápida e a tomada de soluções, mais assertiva.
KPI’s
Os Key Performance Indicators (indicadores de desempenho) são aliados no controle de processos. Falando especificamente de estoque, há diversos KPIs que podem ser implementados, entre eles:
– Giro dos materiais: ajuda a compreender qual o tempo médio de permanência de cada produto no estoque.
– Curva ABC: permite identificar as mercadorias de acordo com a sua lucratividade.
– Custos: mostra quais os custos gerados na operação, incluindo os produtos em si, o aluguel do galpão e as máquinas e equipamentos.
Leia também: 5 dicas para que sua gestão de frete seja mais eficiente
Deixar um comentário