Empreendedorismo sustentável: tudo sobre esse modelo de negócio
O debate sobre sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e mais do que isso, das empresas. O reconhecimento da importância de reduzir impactos negativos ao meio ambiente e realizar ações corriqueiras de forma mais consciente é o que tem incentivado o green thinking.
O que é empreendedorismo sustentável?
A palavra “sustentável” sugere conservação e cuidado. Neste sentido, o empreendedorismo sustentável se refere a empresas que unem o foco econômico com ações que buscam o bem-estar social e ambiental. Assim como qualquer negócio, um empreendimento sustentável tem o objetivo de gerar riquezas, porém, de maneira responsável e baseado em medidas que não prejudicam o planeta.
É fundamental que o empreendedor entenda que, independentemente do tamanho do seu negócio ou ramo de atuação, ele influencia o meio ambiente e a sociedade. A preocupação com a qualidade de vida do coletivo sem comprometer a lucratividade é peça-chave deste modelo de negócio.
Como se tornar uma empresa sustentável?
Apesar de ser fundamental para a construção de um futuro em que as pessoas possam usufruir dos mesmos recursos naturais que nós, este pensamento responsável ainda não está presente em todas as empresas.
Estamos passando por um processo de conscientização e aprendizado no cenário econômico, e embora longe do ideal, o número de negócios que acreditam e incentivam um desenvolvimento verde só aumenta.
Por meio de atitudes simples já é possível garantir que sua empresa opere de forma ecológica e sem causar efeitos negativos para as pessoas ao seu redor. Avalie sempre os impactos econômicos, sociais e ambientais que seu produto ou serviço exerce, e coloque estas ações em prática agora mesmo!
1. Incentive o bem-estar social
Seu negócio é viabilizado por pessoas, para pessoas. Por isso, a valorização do capital humano é muito importante. Promova uma cultura colaborativa, em que sua equipe tenha voz e sinta-se confortável para compartilhar ideias, sugestões e opiniões.
Gerar senso de pertencimento em seus colaboradores faz com que o crescimento seja natural e contínuo. O consumidor final identifica a imagem de uma empresa comprometida com o social.
2. Considere os impactos econômicos
Sua empresa está oferecendo produtos duráveis ao consumidor? Eles precisam ser descartados com frequência? Depois que a vida útil do seu produto chega ao fim, qual é o destino? Não estimule o consumo inconsequente e pense em estratégias que possam otimizar seu processo de produção.
3. Faça uma revisão de processos
Muitas vezes, a implantação de uma atitude sustentável é mera questão de hábito. Repense seu processo produtivo e avalie como ele pode ser alterado para que haja uma melhor utilização dos recursos e menos consequências negativas para o meio ambiente.
A aquisição de um equipamento mais moderno, por exemplo, pode ser um investimento a médio e longo prazo, já que possibilita a economia de recursos e energia. Caso você não tenha capital para fazer essa mudança, não tem problema! Existem outras ações simples que fazem muita diferença.
Evite qualquer tipo de desperdício, invista em reciclagem, redução do consumo de água, utilize papéis descartados como rascunho, diminua as impressões e realize seu transporte tendo em mente um menor gasto de combustível.
Desta forma, além de todos os benefícios gerados para as pessoas e para o planeta, sua empresa ainda tem a vantagem de ser reconhecida pelo consumidor como consciente e responsável, o que agrega valor à marca.
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