Cuidados para o armazenamento de produtos perigosos
A segurança é um aspecto fundamental em qualquer negócio, mas empresas que têm como matéria-prima ou fabricam produtos perigosos devem redobrar os cuidados a fim de assegurar a saúde dos trabalhadores e a integridade de todos os materiais armazenados.
Os itens de risco têm composição de origem biológica, química ou radiológica e, apesar de terem o objetivo de gerar qualidade e economia na indústria, apresentam riscos aos seres vivos e ao meio ambiente.
Classes de risco
Cada tipo de substância requer cuidados específicos para que acidentes como intoxicações, incêndios e explosões sejam evitados. Segundo classificação da ONU (Organização das Nações Unidas), os produtos de risco são divididos em nove categorias:
– Explosivos: dinamite, artifícios pirotécnicos, pólvoras químicas;
– Gases: podem ser inflamáveis, tóxicos, corrosivos, asfixiantes ou oxidantes;
– Substâncias oxidantes: quando em contato com combustíveis ou outros materiais, podem causar incêndio. Por exemplo, a água oxigenada;
– Substâncias tóxicas e infectantes: colocam a saúde em risco ou são microrganismos que podem causar doenças. Exemplos: pesticidas, cianetos, bactérias, vírus;
– Líquidos inflamáveis: álcool, gasolina, diesel, querosene, acetona;
– Corrosivos: soda cáustica, ácido sulfúrico;
– Substâncias radioativas: excedem os valores especificados para radiação;
– Sólidos inflamáveis: parafina sólida, plástico, madeira, isopor;
– Diversos: não são abrangidos por outras classes, porém oferecem riscos durante o transporte. Exemplos: óleos combustíveis, gelo seco, baterias de lítio e outros.
Identificar a categoria da mercadoria é muito importante para que as medidas preventivas adequadas possam ser tomadas. Após profundo conhecimento a respeito das especificidades e normas exigidas para o armazenamento do produto, atente-se aos seguintes itens:
Segurança do galpão logístico
O local onde os produtos serão armazenados precisa atender a uma série de exigências de segurança. O armazém deve ter temperatura amena e constante, umidade controlada e estrutura que permita ventilação. Precisa ainda ser fácil de limpar e contar com eficiente sistema de combate a incêndio, como extintores de pó químico e sistemas de espuma e de água.
A manutenção frequente de todo o espaço e principalmente das instalações elétricas é primordial para evitar faíscas e conter os riscos de incêndio. Não é indicado que produtos perigosos sejam armazenados em espaços de acesso, como escadas, saguões e locais com grande movimentação de pessoas.
Condomínios logísticos estão preparados apara atender a todos os tipos de empresas e contam com galpões industriais que cumprem com as normas de segurança. O Portal IC oferece infraestrutura de alto padrão em galpões flexíveis e personalizados para as necessidades de cada cliente, além de manutenção e limpeza de qualidade.
Segregação de itens
É fundamental que o posicionamento dos itens dentro do estoque seja bem planejado, pois o contato entre materiais pode resultar em problemas graves. O ideal é que produtos perigosos sejam mantidos em espaços separados do restante do estoque, protegidos de acordo com as normas de segurança de manuseio e acondicionamento. A exemplo de materiais radioativos, que são conservados em câmaras blindadas para impedir o contato com o ambiente externo.
As embalagens também exercem papel importante na prevenção de contato externo e devem ser planejadas com a intenção de vedar completamente o produto, prevenindo vazamentos. Outro fator importante é a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), exigência para os profissionais da área.
Sinalização
Qualquer pessoa que manuseie o produto deve ser capaz de identificar sua categoria, saber os riscos provocados e compreender os procedimentos para evitar acidentes. Para tanto, o local de armazenagem deve estar bem sinalizado, com placas adequadas, indicadores e etiquetas – que podem estar presentes na própria embalagem – informando o componente químico, identificação e especificação de risco.
Treinamento de equipe
O manuseio de produtos perigosos exige cuidados especiais e atenção redobrada. Os colaboradores devem receber todas as instruções específicas para cada mercadoria e treinamento completo, bem como utilizar uniformes especiais e ter conhecimento profundo para agir com eficiência em situações de emergência.
No caso de motoristas responsáveis pelo transporte de itens de risco, o curso obrigatório que orienta sobre os cuidados com a mercadoria e os principais perigos da operação é o de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP).
Leia também: Sazonalidade logística: como lidar?
Deixar um comentário